Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Usinas da Paz realizam arraial junino para os bairros do Bengui e Terra Firme, em Belém

No Bengui, o destaque foi para o Arraial de Todas as Cores que celebrou o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+.

Por Paulo Garcia (SETRAN)
28/06/2023 22h13

Seguindo com a programação especial do mês de junho, a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) realizou, nesta quarta-feira (28), uma grande festa nas Usinas da Paz Padre Bruno Sechi, no Bengui, e da Terra Firme, ambas na capital paraense.

“A festa está sendo um sucesso, com a participação entusiasmada dos moradores, que estão desfrutando de um ambiente animado, repleto de música, danças e comidas típicas. Agradecemos a todos que contribuíram para tornar esse evento inesquecível e por celebrarem conosco. Seguimos firmes em nosso propósito de equidade, respeito e cidadania nas Usinas da Paz”, informou Igor Normando, titular da Seac.

Para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, a UsiPaz do Bengui apresentou o Arraial de Todas as Cores, que promoveu a celebração da diversidade, respeito e inclusão. Entre as ações estava o cadastro de currículos exclusivo para a comunidade LGBTQIAP+, emissão do Registro Geral (RG) e a mudança de nome na certidão de nascimento, buscando garantir a dignidade e a identidade legal das pessoas transgênero e não binárias.

Lana Larrá é ativista e representante do Comitê Gestor de Segurança Pública e Combate à LGBTQIA+fobia do Estado do Pará.“Esta data é histórica, uma representatividade que começou lá atrás pelas nossas antepassadas e hoje, ter um evento dentro de uma Usina da Paz, dentro do Bengui, é de e parabenizar. Porque abrir isso para a comunidade, principalmente para pessoas que não são LGBTQIA+, dentro desse espaço, para juntos estarmos assistindo a construção dessa diversidade, é de se elogiar”, comentou Lana Larrá, ativista e representante do comitê gestor de segurança pública e combate à LGBTQIA+fobia do Estado do Pará.

A programação seguiu com apresentações de quadrilhas, com destaque para o grupo "Fogo no Rabo", um concurso de Miss e Mister LGBTQIAP+, além de diversas apresentações culturais e performance de drags. As artistas e drag Condessa Devonriver e Dangela do Curió estavam comandando os espetáculos.

A drag Condessa Devonriver foi destaque entre as apresentações na UsiPaz Bengui.“A gente tem muito orgulho de representar e expor a nossa arte, de fazer com que a nossa voz seja ouvida, é um momento de celebração, alegria e tudo o que possa celebrar o amor, em todas as suas vertentes que é proposta”, disse a drag Condessa Devonriver, atual rainha Top Drag do Norte, que já atua no cenário drag há 10 anos.

TERRA FIRME

Já na UsiPaz do bairro da Terra Firme, a o Arraial Junino tomou conta da quadra poliesportiva com muita quadrilha e carimbó. A noite iniciou com apresentação de capoeira, seguindo da quadrilha Roceiros da Terra Firme, Closes Juninos e bandas que agitaram a programação. 

A professora Iza Madeira, que veio com o filho Paulo, de nove anos, estava aproveitando o arraial. "Eu estou gostando muito da festa. Porque ano passado não tivemos oportunidade de participar por causa da pandemia. E esse encontro, brincadeiras e tradições são muito importantes, aí trouxe meu filho para viver esse momento", disse Iza. 

A professora/pedagoga Iza Madeira, moradora da Terra Firme curtiu a programação ao lado do filho, no primeiro arraial pós-pandemia para a família.Durante a programação, o grupo de teatro Javé apresentou a peça "O auto da Compadecida". A dona de casa, Vanessa Cardoso, trouxe toda família. "Está muito legal, estou me divertindo muito. Gostei da comida, música, ficarei até o final", ressaltou Vanessa. 

No anfiteatro do complexo, teve vendas de comidas juninas, como vatapá, cachorro quente, bolo de milho, bolo podre e várias outras opções para os moradores.

Texto em colaboração com Aline Seabra.