Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Colaboradores do Hospital Jean Bitar doam sangue e beneficiam mais de 80 pacientes

É a segunda campanha do HJB este ano. A próxima será realizada em outubro, por ocasião do aniversário de 12 anos do hospital.

Por Governo do Pará (SECOM)
24/06/2023 12h21

Uma campanha de doação de sangue realizada pelo Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, por meio do seu Grupo de Trabalho de Humanização e pela Agência Transfusional (AT) da unidade hospitalar, contou com a participação de 28 colaboradores na última sexta-feira (23). O gesto solidário desses servidores irá beneficiar mais de 80 pacientes internados na rede hospitalar do estado.

A ação, que foi promovida em parceria com a Fundação Hemopa, disponibilizou um micro-ônibus para transportar os voluntários. A campanha do HJB faz parte da programação alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 deste mês, e ao "Junho Vermelho", campanha de educação em saúde que incentiva a doação de sangue no Brasil.

Entre os voluntários da “Caravana junina de doação de sangue do HJB” estava a copeira Ana Paula Lopes Gonçalves que, aos 53 anos, realizou sua primeira doação de sangue e gostou tanto da experiência, que promete repeti-la regularmente.

“Eu imaginei que fosse difícil. Mas foi simples e rápido. Gostei muito e recomendo para quem nunca doou sangue porque são vidas que estamos salvando”, ressaltou ao elogiar a campanha do Jean Bitar e parabenizou os organizadores da ação.

No grupo estava também, Rubinaldo Souza Natividade, 42 anos, analista de T.I, que doa sangue há mais de 10 anos. Pelo HJB, ele participa pela segunda vez de campanha e não esconde a satisfação de fazer parte desta ação. “Considero muito importante este nosso gesto porque vai salvar muitas vidas. Parabenizo a iniciativa do hospital”, completou.

Campanha - A doação de sangue foi realizada na sede do Hemopa, das 14 às 17h. Para a assistente social da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa, Rosicleide Teodósio, é de fundamental importância essas parcerias com as unidades consumidoras do produto, que é o sangue.

“Hoje recebemos a equipe do Jean Bitar, que se mobilizou no dia de trabalho deles para colaborar conosco. Isso vale para todos os segmentos da sociedade. Ficamos felizes quando tem movimento de Caravanas Solidárias. Independente da quantidade de pessoas, elas se unem e ouvem o nosso chamado. A gente agradece muito”, disse.

O agradecimento da profissional do Hemopa é compartilhado pelo colaborador Rodrigo da Silva Moraes, 32 anos, assistente administrativo II do HJB, que realizou sua primeira doação de sangue. “Tive uma sensação muito boa ao doar sangue. Fomos muito bem acolhidos no Hemopa, que passa uma sensação de trabalho bem feito, criando uma atmosfera que nós, doadores, fazemos a diferença na vida das pessoas. Saí de lá muito orgulhoso em ter doado sangue!”, ressaltou,.ao afirmar que vai doar sangue frequentemente.

A biomédica responsável pela AT do Hospital Jean Bitar, Alyne Cristhielle dos Santos Pardauil, 33 anos, também contribuiu com a campanha ao doar sangue. “É muito gratificante ver a participação e o comprometimento de todos os colaboradores envolvidos nessa campanha. Hoje, além de mobilizar os colegas de trabalho, pude sentir a satisfação em voltar a salvar vidas de quem diariamente necessita de transfusão de sangue", declarou.

É a segunda campanha do HJB este ano. A próxima será realizada em outubro, por ocasião do aniversário de 12 anos do hospital.

Agência transfusional - O HJB inaugurou a sua Agência Transfusional (AT) em 2017. Ela se soma às demais unidades da hemorrede estadual, coordenada pela Fundação Hemopa. A AT agiliza o atendimento de pacientes que necessitam de transfusão durante procedimentos cirúrgicos realizados no hospital.

O trabalho de sensibilização, feito diariamente, junto aos usuários e familiares, é enfatizado quanto à importância da reposição do estoque de bolsas de sangue. A ação conta ainda com a distribuição de material educativo com orientações básicas e pré-requisitos para doar sangue. O código de doação do Hospital Jean Bitar é amplamente divulgado nessas abordagens.

O Hospital Jean Bitar se destaca na realização de cirurgias bariátricas, cirurgias do trato gastrointestinal, entre outras que fazem parte do seu perfil assistencial. De janeiro a maio deste ano de 2023, foram realizadas 1.619, a média de 324 cirurgias por mês. No mesmo período, a AT do hospital realizou 267 transfusões de sangue.

Serviço: O Hospital Jean Bitar, que integra a rede pública de saúde do Governo do Pará, é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica localizada na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal, em Belém.

Texto: Vera Rojas com informações de Joelza Silva