Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INICIATIVA

Campanhas do ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’ são realizadas no Hospital Abelardo Santos

Neste ano, o foco da iniciativa é ressaltar a importância do autocuidado como estratégia de combate ao câncer

Por Governo do Pará (SECOM)
03/11/2022 08h23

Profissionais de saúde ministram palestra no ambulatório do HRAS em alusão ao "Outubro Rosa" e "Novembro Azul"Profissionais que atuam no Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, deram início, na última segunda-feira (31/10), à campanha unificada de "Outubro Rosa" e "Novembro Azul". Com palestras e rodas de conversa, colaboradores e pacientes puderam tirar dúvidas relacionadas aos tipos de cânceres, além de receberem fôlderes explicativos sobre o desenvolvimento da doença, principais sintomas e cuidados.

Vinda de Santo Antônio do Tauá, Patrícia dos Santos, de 41 anos, participou de uma das palestras enquanto aguardava sua consulta, a paciente, que em breve irá realizar uma mamografia, ressaltou a importância das informações repassadas pela profissional. “Nessas horas percebemos a necessidade em estar sempre cuidando de nossa saúde. Foi uma palestra bem proveitosa”, avaliou.

Anualmente, várias ações e campanhas são realizadas dentro do HRAS tendo como objetivo principal a disseminação de informações sobre saúde e bem-estar. Para a enfermeira Keiza Trindade, campanhas como ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’ já integram o calendário de ações realizadas na unidade e incentivam uma cultura de prevenção de doenças dentro do hospital. “Trabalhar com ações de prevenção pode estimular o autocuidado entre as pessoas e, assim, salvar vidas”, explica Keiza.

A programação foi uma iniciativa conjunta do Grupo de Trabalho de Humanização (GHT) da unidade e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA).  “Além do cuidado diário com nossos pacientes, desenvolvemos ações que possam, também, levar o conhecimento para esse usuário. A atuação de nossos colaboradores nessas ações é fundamental”, pondera Marcos Silveira, diretor executivo do HRAS.

Prevenção – Patrícia Martins é coordenadora estadual de oncologia da Sespa e ministrou uma palestra para pacientes e acompanhantes da unidade. Durante a ação, foram apresentados dados relevantes sobre o câncer de mama e de próstata, além da importância de um diagnóstico precoce e acompanhamento médico.

“Tanto homens como mulheres precisam estar atentos a qualquer sintoma e realizar todos os exames necessários, como a mamografia e PSA (antígeno prostático específico), exame que pode diagnosticar o câncer de próstata em homens. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, maior a chance de cura”, explica a profissional.

Ainda de acordo com Martins, “devemos, cada vez mais, divulgar para a nossa população os serviços oferecidos pelo Estado, principalmente aqui no Abelardo Santos, que funciona como serviço de referência para consultas e exames após o encaminhamento”, finaliza.

Serviço: O Regional Abelardo Santos é uma unidade pública, administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRAS mantém 340 leitos de UTI e Clínicos (pediátricos e adultos), atende a 13 especialidades médicas, e conta com o serviço de equipes multiprofissionais, entre elas, a hidroterapia. Além disso, são realizados 20 tipos de exames de imagem e dispõe de 350 especificações para solicitação de diagnósticos laboratoriais.