Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM OBRAS

Novo Terminal Hidroviário de Melgaço deve atender cerca de 28 mil usuários

Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas da cidade entrou em fase de acabamento dos trabalhos

Por Bruno Magno (SEOP)
28/10/2022 11h50

Cerca de 28 mil habitantes do município de Melgaço, no arquipélago do Marajó, serão beneficiados pelo Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas da cidade, que entrou em fase de acabamento dos trabalhos. Executada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), as obras de reconstrução e adequação do espaço vão oferecer mais conforto e segurança aos marajoaras. 

No momento, os operários realizam os serviços de execução das rampas e escadas de acesso ao terminal de cargas e passageiros, assentamento de revestimento nos banheiros, e pintura das grades metálicas. Em breve, será instalado o conjunto naval, que contempla rampa articulada e flutuante para embarque e desembarque de passageiros. As obras são realizadas de acordo com as normas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão que regulamenta portos de todo o Brasil.

"Em Melgaço, onde as condições de atracações de embarcações são precárias, vamos entregar um terminal moderno, com conjuntos navais que facilitarão o embarque e desembarque de passageiros. Dessa maneira, vamos dar mais conforto e segurança à população, além de aumentar a autoestima dos usuários, que por muito tempo viajavam por portos inadequados na cidade. O Governo continua avançando na infraestrutura portuária por todo o Pará, e vamos contemplar todos os terminais do Marajó", frisa Abraão Benassuly, presidente da CPH. 

Assim como os demais portos construídos e reconstruídos pela CPH, o terminal será equipado com cadeiras confortáveis, carrinhos para bagagem, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro. Já a obra naval contempla a instalação de rampa metálica biarticulada coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros, equipamentos que o antigo porto não tinha.

No arquipélago do Marajó, o Governo do Pará já entregou os terminais hidroviários de Curralinho, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari e Cachoeira do Arari. Todos os portos da região serão contemplados pelo Estado.