Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTO

Em Belém, Hospital de Clínicas inicia obras de ampliação de leitos de UTI adulto

Serão construídos oito novos leitos, ampliando de 12 para 20 os espaços de acolhimento

Por Marcelo Leite (COSANPA)
28/10/2022 11h23

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, iniciou as obras de ampliação do número de leitos de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao atendimento de pacientes adultos. Com a ampliação, a instituição - que é referência em cardiologia, nefrologia e psiquiatria -passará a contar com oito novos leitos, saltando de 12 para 20, e garantindo mais suporte às demandas de internação de pacientes com perfil clínico do hospital. 

Atualmente, a estrutura de leitos do local está dividida em duas UTIs que, durante os primeiros nove meses do ano foram ocupadas 385 vezes. Seguindo a legislação vigente para o funcionamento desse tipo de espaço assistencial, a UTI adulto ganhará, além dos novos leitos, áreas destinadas à realização de reuniões de discussão de casos e acolhimento humanizado de familiares dos pacientes em tratamento. 

“São aproximadamente 20 anos em funcionamento e, durante esse período, temos atendido não apenas as demandas internas do hospital, como também outras vindas da rede de saúde do estado. Nosso trabalho é muito focado na humanização e no respeito junto ao paciente, à família e à equipe assistencial. Com essa obra, além de ampliar a oferta de leitos, daremos um tratamento mais humanizado ao paciente e sua família nesse momento”, explica Ademir Filho, médico intensivista responsável pela UTI adulto no HC.  

Para a realização da obra, uma área, até então livre e localizada ao lado da UTI adulto, começou a receber as primeiras escavações e pilares de sustentação. Todo o projeto foi elaborado pelo Serviço de Engenharia da Fundação que tem um acordo de cooperação técnica firmado com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Pará (SEDOP), que já fez uma primeira visita ao hospital para acompanhar o andamento dos trabalhos. 

Na oportunidade, Arnaldo Dopazo, secretário adjunto de Gestão e Obras, destacou a importância dos investimentos em melhorias no Hospital de Clínicas. “É um prédio relativamente antigo para engenharia e há tempos não tinha intervenção tão grande quanto esta que o Governo do Estado está promovendo para aumentar a vida útil do empreendimento e dará mais qualidade aos servidores que aqui trabalham, mas principalmente para os pacientes e seus familiares”, frisou Dopazo. 

Diretor-presidente da Fundação e médico intensivista, Ricardo Palheta frisou ainda que a ampliação da UTI é parte de uma série de investimentos e projetos para a melhoria do hospital. “Desde quando assumimos a gestão, temos procurado adequar o hospital às exigências de segurança, melhorar assistência e ampliar onde for possível e financeiramente viável. A ampliação é UTI adulto é uma forma de assegurar o atendimento a demanda de leitos para usuários do hospital e para as demandas do estado”, pontuou Ricardo Palheta.