Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OUTUBRO ROSA

Jean Bitar contribui com a luta contra o câncer de mama com programação especial

Evento contou com a realização de palestras para usuárias, e sessões de limpeza de pele e de maquiagem para colaboradoras

Por Governo do Pará (SECOM)
28/10/2022 08h21

Com o objetivo de contribuir com a luta contra o câncer de mama, o Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), promoveu uma programação especial alusiva ao Dia Internacional de Luta Contra o Câncer de Mama, celebrado no dia 19 de Outubro, para usuárias e colaboradoras da Unidade.

No primeiro dia da programação, as usuárias do Ambulatório de Endocrinologia do Hospital que aguardavam pelas consultas participaram de palestra com orientações a respeito da prevenção, fatores de risco e hábitos que devem ser levados em consideração para evitar a doença.

A psicóloga Roberta Carolina Smith reforçou sobre a importância da conscientização por meio de informações de qualidade. 

"Quanto mais informações a respeito dos sintomas e de como prevenir o câncer de mama, além de quais hábitos que devemos evitar ou aderir, maiores são as chances de cura da doença, caso seja detectada precocemente. Muitas vezes, falta informação sobre o autoexame das mamas e a respeito da importância da mamografia. Essas palestras são essenciais não só pra informar e conscientizar, mas também, fazer com que cada pessoa replique lá fora o que ouviu aqui e encoraje outras mulheres a se cuidarem", destacou a palestrante. 

Para a usuária do HJB Vera Regina de Melo Dias, que assistiu à palestra enquanto aguardava a sua consulta, o momento foi fundamental.

"Sempre vejo este tipo de palestra neste hospital e acho a iniciativa louvável, pois sabemos que informações também salvam. E quando elas são repassadas por um profissional da Saúde, o impacto é maior. Tem cinco anos que faço tratamento aqui e percebo essa preocupação dos profissionais em sensibilizar e conscientizar os usuários quanto à prevenção de doenças. Minha mãe faleceu vítima de câncer de mama, minha irmã também contraiu a doença, mas, como descobriu precocemente, foi curada. Volto a repetir: informação também salva vidas", ressaltou a usuária.

Segundo o relatório anual sobre câncer de mama, divulgado em setembro pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres.

Além da palestra, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) distribuiu sobremesas para as mulheres internadas, na cor temática do Outubro Rosa. E, para marcar o primeiro dia do evento, colaboradores se reuniram na escada da entrada do HJB vestidos na cor rosa, com balões de mesma cor, para sinalizar a todos sobre a importância da prevenção contra uma das doenças que mais mata mulheres no mundo.

Nesta quinta-feira, segundo dia da programação, durante o dia todo, houve sessões de limpeza de pele e de maquiagem para colaboradoras.

Para a coordenadora do GTH, Cláudia Reis, o evento foi promovido com o intuito de chamar atenção sobre o quanto é importante disseminar informações para evitar que a doença, quando detectada esteja em um estágio avançado, e isso proporcione maiores chances de cura, em tempo hábil. 

"A ação foi pensada para encorajar usuários e colaboradores para se tornarem multiplicadores de informações, já que, enquanto profissionais da Saúde temos esse compromisso social de divulgar a prevenção contra esse câncer que assola a sociedade feminina. O nosso desejo é que as orientações e os cuidados disseminados se perpetuem em todos os meses e que estejamos todos atentos para a prevenção do câncer de mama", reforça a coordenadora. 

Serviço: O Hospital Jean Bitar é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HJB fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro DO Umarizal. Mais informações: (91) 3239-3800. 

Texto: Joelza Silva/Ascom HJB