Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA MUNDIAL

Para incentivar alimentação saudável, HGT entrega a usuários calendário agrícola

O calendário informa como a colheita de frutas e hortaliças na época certa garante maior qualidade nutricional aos alimentos

Por Governo do Pará (SECOM)
17/10/2022 18h09

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense, celebrou nesta segunda-feira (17), por meio de ação em saúde conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), o Dia Mundial da Alimentação, celebrado no último domingo (16). O evento de educação alimentar levou aos usuários internados e em atendimento ações de interação e diálogo, contando com a entrega de um calendário agrícola para incentivar uma alimentação balanceada em casa, e de um cartaz lúdico.

“A nossa programação nutricional desta segunda é para carimbar o trabalho que a equipe multiprofissional do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) realiza ao longo do ano, relacionando a má alimentação com a prevenção de comorbidades. Hoje, o nosso menu traz arroz integral, farofa funcional, salada bem colorida, frutas e proteínas. A cada dia é alimentação balanceada no HGT a todos, tanto aos usuários, quanto aos colaboradores”, destacou a nutricionista clínica Katrinne Mayanne.Pequenos pacientes aprendem desde cedo a educar o paladar com a ingestão de produtos saudáveis

A nutrição é a base da vida, o elemento-chave para o bem-estar. O conhecimento científico visa não somente a manutenção da saúde, como a prevenção e o tratamento a doenças. Todos os meses, em parceria com o Serviço de Inteligência Ambiental (SIA), a equipe de Nutrição do HGT divulga aos usuários e funcionários um calendário alimentar explicando que a colheita de frutas e hortaliças na época certa garante maior qualidade nutricional aos alimentos, mais sabor e menos agrotóxicos. “Afinal, possui todas as condições climáticas e de solo ao seu favor, tudo graças ao desenvolvimento da agricultura e de suas técnicas. Desta forma, com o calendário agrícola sendo divulgado, conseguimos obter os alimentos em todas as estações do ano com preços mais justos, e com isso o consumo pode acontecer em grande escala”, frisou a profissional. A lista preparada traz preços bem acessíveis a cada mês, quando os alimentos estão em safra.

Baixo consumo - De acordo com a pesquisa divulgada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde (MS), nos últimos dez anos o consumo de frutas e hortaliças se manteve baixo e estável. Em 2021, em cada três adultos um consumia frutas e hortaliças regularmente, enquanto 22,1% consumiam o mínimo de porções recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que são cinco ou mais porções diárias.

Internada na unidade hospitalar, a menina Maria Alice Alves, 1 ano, é uma das contempladas com a alimentação saudável. Sua mãe, Cleiciane Alves, disse que a criança adora. Ela levará o calendário para casa e colocará em prática para a família. “A comida no HGT é saborosa. O prato vem bem colorido, com salada, tudo muito bem produzido, que dá vontade de sempre repetir. A Maria adora a comidinha do HGT. Ontem, ela até pediu pela segunda vez uma sopa preparada pela nutrição. E olha que ela não repete em casa a alimentação da hora do almoço”, completou.

Segundo o SND, são seis horários de alimentação por dia aos usuários internados, sendo produzidas e entregues 300 refeições, do café da manhã à ceia.

O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio das centrais de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Pallmer Barros – Ascom/HGT