Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO CÍRIO

Estado garante mais de 340 agentes de segurança nas três romarias do fim de semana

Órgãos de trânsito também farão o acompanhamento e a organização do tráfego nos trajetos dos romeiros

Por Governo do Pará (SECOM)
14/10/2022 19h12

Agentes de todos os órgãos de segurança do Estado atuam na Operação Círio 2022Neste sábado (15) e domingo (16) estão programadas mais três romarias oficiais da Festividade do Círio de Nazaré, que continuam com todo o apoio dos órgãos de segurança dentro da “Operação Círio 2022”. Policiamento ostensivo, bloqueio de vias e apoio aos romeiros são algumas das ações previstas.

Será empregado um efetivo com mais de 340 agentes de segurança pública e 84 veículos, entre quatro e duas rodas. Todo o esquema coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), segundo o secretário adjunto de Gestão Operacional, coronel Alexandre Mascarenhas, visa proporcionar tranquilidade para devotos que devem acompanhar a Imagem Peregrina nas romarias.Agentes do Detran organizam o tráfego durante as romarias

“Dando continuidade ao trabalho executado pela Segup, órgãos do Sieds (Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará) e órgãos parceiros, neste final de semana devemos atuar nas três procissões previstas na programação oficial da quadra nazarena. Com certeza, devem reunir uma grande concentração de pessoas, e para isso o esquema foi montado para dar segurança aos devotos. Faremos a segurança ao longo dos percursos das procissões, além das vias do entorno, e o monitoramento em tempo real pelas câmeras de segurança, através do Centro Integrado de Operações (Ciop)”, informou o coronel Alexandre Mascarenhas.

Os órgãos de trânsito farão o acompanhamento nos trajetos e a organização do trânsito durante as romarias. As equipes ostensivas garantirão a segurança dos participantes, por meio de abordagens e rondas no entorno. Para os locais também estão programadas equipes para atendimento pré-hospitalar, atividades de salvamento, controle de pânico e combate a incêndio.

Programação - A primeira ação ocorrerá neste sábado (15), a partir das 08 h, na Ciclorromaria, que terá início na Praça Santuário. A procissão percorrerá um trajeto de 14 quilômetros, que deverão ser executados em 2 horas. O público esperado é de 10 mil participantes.

O percurso será pelas avenidas Nazaré, José Bonifácio e José Malcher; Travessa 9 de Janeiro; Rua Antônio Barreto; Avenida  Doca de Souza Franco; Rua Domingos Marreiros; avenidas Alcindo Cacela e José Malcher; Rua Castilhos França; avenidas Presidente Vargas e Nazaré, retornando à Basílica Santuário de Nazaré.A Festividade de Nazaré prossegue nas ruas de Belém com todo o apoio do Sistema de Segurança Pública

Ainda no sábado, a partir das 16 h, haverá a Romaria da Juventude, que este ano sairá da Igreja de São José de Queluz, na Avenida Cipriano Santos, no bairro de Canudos. A procissão percorrerá um trajeto de 16 km com 2 horas de duração e público estimado de 35 mil pessoas. O final do trajeto também é a Basílica Santuário.

No domingo (16), o público infantil homenageará a Nossa Senhora de Nazaré na Romaria das Crianças. Com início na Basílica Santuário, o trajeto de 3,7 km deve iniciar as 08 h, devendo encerrar após 2 horas de percurso. São esperados 250 mil participantes.

Mais de 12 mil agentes das forças de segurança pública estadual, e de órgãos parceiros, atuam nas ações da "Operação Círio 2022", articulada pela Segup com meses de antecedência. Também serão empregadas mais de 1.500 viaturas, quatro lanchas e uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).

Texto: André Macedo – Ascom/Segup