Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSUMO CONSCIENTE

Semas promove oficinas para estimular hábitos sustentáveis entre servidores

Criação de hortas caseiras, fabricação de composteiras e reaproveitamento de alimentos fizeram parte da programação

Por Aline Saavedra (SECOM)
14/10/2022 18h32

Difundir a prática de bons hábitos sustentáveis foi o objetivo do 1º Encontro do Consumo Sustentável, realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), direcionado aos servidores do órgão. O evento começou na quinta-feira (13) e foi encerrado nesta sexta-feira (14), alusivo ao Dia do Consumo Consciente – 15 de Outubro - e ao Dia Mundial da Alimentação - 16 de Outubro.

Incentivar o consumo de alimentos saudáveis, como verduras e legumes, foi um dos objetivos do eventoA programação incluiu oficinas voltadas à criação de hortas caseiras, fabricação de composteiras e reaproveitamento de alimentos. No primeiro dia, as oficinas foram ministradas pela manhã para os servidores que trabalham na Casa Vicente de Paula, e à tarde aos funcionários no Centro de Monitoramento Ambiental (Cimam).

A integrante da equipe organizadora do evento, do setor de Sustentabilidade da Semas, Raimunda Silva, explicou que as oficinas ajudam as pessoas a melhorar os hábitos conscientes de consumo, inclusive com alimentação de qualidade. “Criar o hábito de semear uma boa qualidade alimentar, desde o início na horta caseira, e aproveitar toda a cadeia produtiva, na sua totalidade, incluindo o consumo das cascas, talos e raízes, é muito bom para as pessoas”, ressaltou.

Empório do desapego - Nesta sexta-feira, na sede da Semas, houve oficinas, palestra sobre consumo consciente na moda e o empório do desapego, em que os servidores da instituição doaram roupas, calçados, bijuterias, livros e outros itens que geraram créditos, e durante o evento trocaram por doações de outras pessoas para o empório. As doações excedentes serão doadas para o Movimento Emaús – projeto de garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Também ocorreu troca de materiais recicláveis por mudas de plantas e exposição de produtos sustentáveis.

O engenheiro agrônomo Fabrício Fernandes deu orientações sobre noções básicas para fazer horta caseira em pequenos espaços, disponíveis em apartamentos e casas, com indicações de recipientes, embalagens e todo o material necessário para iniciar a produção de hortaliças, cuidados com a nutrição dos vegetais, irrigação e manejo no dia a dia.

“Os paraenses costumam usar como condimentos cebolinha, cheiro-verde, chicória, alface e tomate, que são os mais frequentes no consumo da região. Também focamos nas plantas medicinais: babosa, boldo, capim-santo, erva-cidreira e hortelã. Esse trabalho faz muito bem para o corpo, e ao lidar com a terra, o plantio, também dá uma sensação de prazer”, reiterou Fabrício Fernandes.