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QUALIFICAÇÃO

Centro de reabilitação incentiva a excelência da gestão da qualidade e beneficia seus usuários

Objetivo do encontro foi valorizar o empenho das equipes e premiar os melhores ciclos de melhoria com resultados voltados para o cuidado na saúde dos usuários

Por Governo do Pará (SECOM)
11/10/2022 10h20

Esta semana, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) promoveu a “I Exposição da Qualidade – Ciclo de Melhorias”, que teve como intuito de valorizar o empenho das equipes e premiar os melhores ciclos de melhoria com resultados voltados para o cuidado na saúde dos usuários que recebem assistência no Centro de Reabilitação, referência no atendimento de Pessoas com Deficiência de todas as faixas etárias no Pará.

Os 11 projetos apresentados pelas equipes do Centro usaram o PDSA, que é uma ferramenta da qualidade que é dividida em ciclos. Os ciclos, cujo nome original em inglês é PDSA, que significa em português: Planejar, Realizar, Estudar e Atuar, e são ferramentas para testar e implementar mudanças no ambiente de trabalho, orientar o processo de uma mudança para determinar se ela produz uma melhoria.

Para o evento, as equipes passaram por treinamento, que foi conduzido pelo gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), do CIIR, Leisson Pinheiro com apoio da analista de Qualidade, Thayse Neves, em que puderam ter conhecimento para aplicar na prática a ferramenta.

Segundo Neves, para a avaliação dos projetos, foram convidados dois representantes do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), João Barreto e Tatiara Barreto. Para João, que é consultor de Enfermagem do IBSP, a iniciativa é inovadora e grande valor. “Os colaboradores envolvidos tiveram a oportunidade de conhecer os demais setores envolvidos, superando assim, todas as expectativas criadas. Os ciclos foram interessantes por impactarem no dia a dia e na qualidade assistencial que o centro oferece”.

Após a avaliação, o ranking da qualidade ficou estruturado da seguinte forma: em terceiro lugar ficou o projeto do Núcleo de Educação Permanente (NEP), que teve como objetivos “Aumentar a frequência dos colaboradores ouvintes nas aulas de LIBRAS, ampliar a flien na conversação com usuários e colaboradores surdos”. Em segundo lugar, o setor de Gestão de Acesso, que teve como objetivo a “Implementação de rotinas sistemáticas para gerenciamento da entrada em reabilitação de acordo com a linha de cuidado (física, intelectual e auditiva) e oficina ortopédica.

Thayse Neves informou que o vencedor foi a equipe do Centro Especializado em Reabilitação IV (CER IV), que teve como objetivo de trabalho “Desenvolver equipe de reabilitação de alta performance”. O coordenador do setor, Bruno Cruz, destacou a importância de partilhar o conhecimento entre as equipes. “É muito importante perceber o quanto os trabalhos conversam entre si”.

Ele explicou que o trabalho realizado no CER IV é desenvolvido, por meio da interlocução da equipe, da melhoria no processo interpessoal entre a equipe e a gestão; melhoria do fluxo de reavaliação; reestruturação do espaço físico e, por fim, dos ciclos de melhorias futuros, como melhoria no absenteísmo e melhora total no processo de reabilitação. “Isso garante um ganho substancial ao usuário, dentro do processo completo do plano terapêutico mais seguro, confortável e adequada a cada um, sempre voltado ao cuidado centrado no paciente.”, finalizou.
Serviço: O CIIR funciona na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1000. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 4042-2157 / 58 / 59.