Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Missão Gota leva vacinas a localidades de difícil acesso em Chaves

Por Mozart Lira (SESPA)
14/06/2022 18h44

Está acontecendo em Chaves, no arquipélago do Marajó, a Missão Gota, com o objeto de resgatar a cobertura vacinal da população de 16 localidades nas áreas rural e ribeirinha do município até o sábado, 18 de junho. A Missão é realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Defesa, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Imunizações e do 7º Centro Regional de Saúde, e da Secretaria de Saúde de Chaves.

“A Missão Gota é importante para ampliar a cobertura vacinal da população nas áreas mais distantes da sede do município”, informou Leonardo Barbosa, técnico em Enfermagem da Coordenação Estadual de Imunizações da Sespa. 

Estão sendo ofertados, 17 tipos de vacinas destinadas à prevenção de doenças como sarampo, rubéola, caxumba, difteria, tétano, coqueluche, formas graves de tuberculose (meníngea e miliar), hepatite A, hepatite B, poliomielite, diarreia por rotavírus, Haemophilus influenzae B, pneumonias e meningites causadas por pneumococos, meningite meningocócica tipo C, meningite meningocócica tipo ACWY, febre amarela, varicela e influenza, além de Papilomavírus Humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante). 

A aplicação tem contemplado crianças, adolescentes, adultos e pessoas com mais de 60 anos. A ação começou no sábado, 11, e até o momento já foram atendidos 567 moradores, sendo 548 vacinados e 1.385 doses aplicadas. 

O técnico explicou que, para a escolha das localidades, a Sespa considerou os seguintes critérios: o município aceitar a operação; a situação epidemiológica; ter áreas de difícil acesso com pouca oferta de vacina e ter local para pouso de helicóptero. “A situação geográfica e a dificuldade própria da região amazônica ainda são fatores limitantes para o acesso aos serviços de saúde das populações ribeirinhas, quilombolas e assentadas. Sendo assim, a Missão Gota destaca-se como uma grande oportunidade de promoção da saúde e proteção específica”, afirmou Leonardo Barbosa.

A facilidade de trafegar pelos helicópteros da Aeronáutica possibilita à equipe de vacinação chegar com as vacinas em condições adequadas às áreas cujo acesso por outros meios enfrenta diferentes adversidades, como rios não navegáveis durante a maior parte do ano, cachoeiras que impedem o acesso de barco, ilhas fluviais e localidades longínquas das sedes dos municípios.

No roteiro da Missão Gota em Chaves constam as comunidades Açaituba, Apani, Arrozal, Carás, Ciriaca, Feliciano, Igarapé do Campo, Ilha Nova, Ipixuna, Jaranduba, Kaloal, Limão, Paineira, Paraíso, Santas Almas e Prainha de Fora.  

Valdinei Silva, diretor do 7ºCRS, relata que já está articulando com vistas a garantir que mais pessoas possam ser contempladas pela operação na área de jurisdição do Sétimo Centro Regional de Saúde. “Este é um instrumento de gestão e de política pública, que só é possível com muitas mãos e que visa o bem estar social”, explicou.

“Todo o trabalho tem sido executado com muito sucesso. Nesses quatro dias estamos indo em várias comunidades, atendendo em lugares mais distantes e de difícil acesso, o sentimento é de muita alegria em podermos estarmos contribuindo e avançando no processo de imunização”, explica Yuri Silva, coordenador de Vigilância em Saúde do 7º CRS da Sespa. “Não há gasto com a operação e sim um investimento em saúde pública, que visa prevenir a população de adoecer, sendo a imunização um dos grandes instrumentos no fortalecimento do SUS. Afinal, vacinas salvam vidas e temos a sensação de dever cumprido”, complementou.  

De 2018 a 2021, a Missão Gota com a participação da Sespa, esteve nos municípios de Altamira e Oriximiná. Em 2018, em Altamira, foram visitadas oito localidades, tendo sido aplicadas 1.435 doses de todos os tipos de vacina, e em Oriximiná a equipe esteve em sete localidades, aplicando 1.665 doses de vacina.

Já em 2019, a Missão esteve em dez localidades de Altamira, com 1.133 doses de vacina aplicadas, e em 2020 em dez localidades de Oriximiná, onde foram aplicadas 1.147 doses de vacina. Em 2021, a Missão Gota percorreu oito localidades de Oriximiná e contabilizou 1.153 doses aplicadas.

Na Missão Gota que acontece nas imediações de Chaves, participam da ação 03 pilotos e 03 mecânicos da Aeronáutica – que realizam o deslocamento aéreo da equipe de saúde, imunobiológicos e insumos, 02 técnicos da Divisão de Imunização da Sespa, 06 técnicos da equipe técnica da Divisão de Vigilância em Saúde do 7º CRS da Sespa e 03 técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Chaves. Em agosto de 2022 a missão acontecerá também no município de Oriximiná.