Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MODERNIZAÇÃO

Fundação Santa Casa do Pará conclui obras em prédio centenário

Demanda antiga de usuários e servidores da instituição, o espaço foi preparado para abrigar uma enfermaria para pacientes masculinos e a Casa da Gestante

Por Governo do Pará (SECOM)
14/06/2022 15h16

Garantir mais comodidade, segurança e melhor atendimento são os objetivos obras executadas na área física centenária da Fundação Santa Casa do Pará, onde a Enfermaria São José já está concluída. A enfermaria, que fica no cruzamento da Rua Oliveira Belo com a Travessa 14 de Março, estava desativada há alguns anos, e agora vai ofertar 20 leitos, sendo um de isolamento, para pacientes masculinos de clínica médica, informa a diretora Técnico-assistencial da instituição, médica Norma Assunção.

A área Paulo Neto, engenheiro da Fundação Santa Casa que acompanha o andamento do projeto, diz que os trabalhos no antigo Pavilhão São José, onde também funcionará a Casa da Gestante, já atingiram 100% do cronograma.

Prédio centenário da Santa Casa do ParáEm relação à vedação das dezenas janelas venezianas do século passado que fazem parte da enfermaria, o engenheiro informa que foi aplicada espuma nas frestas para manter a temperatura da central de ar em toda a área.

Investimento - A melhoria das instalações físicas da Santa Casa representa um investimento de 1,5 milhão. A Enfermaria São José fica na parte superior do prédio, e a Casa da Gestante, que acolherá mães em tratamento na Santa Casa, funcionará na parte inferior.

Marcelo Frota, gerente de Infraestrutura da Fundação Santa Casa, conta que a execução das obras era um desejo antigo de servidores e usuários, que agora foi atendido pela atual gestão. “A modernização, especialmente com o novo sistema de refrigeração com filtragem, é adequada para evitar contaminações, assim como a inclusão de leitos de isolamentos nas enfermarias, que passam a ter banheiros independentes adaptados para pessoas com deficiência. Utilizamos telhas ecológicas termoacústicas, que têm maior durabilidade. Esses são exemplos dos cuidados que estão sendo tomados na obra, que vai fortalecer o trabalho de referência feito aqui”, acrescenta o engenheiro Marcelo Frota.

Texto: Samuel Mota – Ascom/FSCMP