Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MODERNIZAÇÃO

Estudo mostra benefícios da expansão da rede de telecomunicação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/12/2017 00h00

A equipe da Astro Systems, vencedora da concorrência realizada pela Agência dos Estados Unidos para o Comércio e o Desenvolvimento (US Trade and Development Agency - “USTDA”) apresentou nesta quarta-feira (06) os primeiros resultados de um estudo detalhado sobre a modernização e expansão da rede de telecomunicações do Estado, após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Governo do Pará, por meio da Prodepa (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado).

Durante quatro meses, os consultores conheceram a Prodepa e seus serviços, e identificaram os principais desafios para levar banda larga às comunidades mais afastadas do território paraense. A consultoria foi voltada à expansão da rede da melhor forma possível, de forma eficiente.

Na análise custo-benefício, o estudo apontou que a expansão da rede híbrida de banda larga é benéfica para a Prodepa, seus clientes, seu controlador (o Estado do Pará) e para toda a população paraense. Também há benefícios externos pelo incremento da atividade econômica, gerando empregos, aumentando a produção e fomentando a inovação.

Inclusão digital - Quanto ao impacto no desenvolvimento, os resultados demonstram o aumento da inclusão digital e a melhoria dos serviços públicos, agilizando as operações de governo, simplificando a prestação de serviços e permitindo a participação do cidadão. A categoria Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) aponta o impacto positivo sobre os indicadores de desenvolvimento humano, como educação, longevidade e qualidade de vida.

Para o consultor Reinaldo Camargo, o estudo mostra a importância do trabalho que a Prodepa realiza para o Estado, e o valor agregado a esse trabalho, na união entre a tecnologia da informação e comunicação (TIC) e a telecomunicação. Após o trabalho finalizado, com os relatórios completos, a Prodepa terá uma visão ampla de como implementar o projeto da forma mais eficiente.