Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Operação Círio reduz em 90% o número da violência na Região Metropolitana de Belém

Por Walena Lopes (SEGUP)
14/10/2019 18h04

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informou, na tarde desta segunda-feira (14), o balanço das ocorrências registradas durante o Círio 2019. Os números apontam redução em 90% nos índices de criminalidade no Círio deste ano em relação ao período de 11 a 13 de outubro do ano passado. O saldo positivo é um reflexo da “Operação Círio” que contou com o esforço integrado das forças de segurança do Estado que compõe o sistema de segurança pública. Mais de 9 mil agentes, distribuídos por cada ponto das procissões da quadra nazarena e na entrada da cidade, foram envolvidos na maior operação do ano, com objetivo de proporcionar aos romeiros e turistas um dos Círios mais tranquilos e seguros de últimos anos.

Entre os principais índices apontados podem ser destacados os homicídios, que tiveram uma redução de 90% dos casos, com 10 em 2018 e apenas um registrado neste ano e o crime de roubo, que teve mais de 60% de queda, tendo 453 casos em 2018 e 151 registrados na Região Metropolitana do Estado, em 2019.

O secretário de segurança pública, Ualame Machado, destacou o sucesso da operação, que iniciou no dia 8 de outubro e continuará até o dia 28, quando se encerra a festividade da quadra Nazarena. “Estamos trabalhando no planejamento desta operação desde o início do ano, ajustando e coordenando de forma conjunta com as demais instituições que compõe a segurança pública para que tudo saísse conforme o planejamento traçado. Nosso objetivo maior era garantir a segurança da população paraense e dos turistas que vêm até o nosso Estado prestigiar a maior festa de fé e religiosidade do mundo”, afirmou.

Integração – O Centro Integrado de Comando e Controle reuniu representantes das forças de segurança e saúde para conduzir as ações que foram realizadas para cada procissão. O Centro está instalado acima da 2ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar, localizado no estacionamento do centro arquitetônico de Nazaré e ficará monitorando e acompanhando a movimentação até o dia 28 de outubro.

Vídeo Monitoramento – Neste ano, a Segurança Pública intensificou as ações para garantir a tranquilidade da população. Ao todo, 73 câmeras foram instaladas na Região Metropolitana de Belém, abrangendo os pontos de chegada e saída dos romeiros e turistas, como aeroporto, terminal rodoviário, porto fluvial, percurso e entorno das procissões.

Diminuição da violência – Os dados que apontam a redução da criminalidade no período do Círio 2019 não representam números isolados. No período de janeiro a setembro deste ano, houve uma redução significativa no número de homicídios e roubos em geral, em todo o Pará.

Ouça a matéria completa: