Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACOLHIDA

Estado garante segurança de peregrinos que chegam para o Círio

Por Aline Saavedra (SECOM)
11/10/2019 13h25

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) reforçou a segurança com a presença de policiais militares em vários pontos da BR-316, no trecho de Castanhal até Belém, e na PA-150. Ambulâncias da Secretaria de Saúde (Sespa) estão posicionadas para oferecer atendimento médico, quando necessário. A Secretaria de Turismo (Setur) acolhe e dá boas vindas. Tudo para recepcionar bem os romeiros que chegam até a capital para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira dos paraenses. A ação integrada teve início na última quarta-feira (9) e segue até sábado (12).

Em um dos pontos de atendimento localizado no município de Ananindeua, nos últimos três dias, 2 mil pessoas usufruíram dos serviços prestados. Além de disponibilizar água, frutas e massagens, o ponto de encontro também oferece cuidados e muita atenção. "A gente se sente bem fazendo o bem para o próximo. É o segundo ano que abrimos as portas do estabelecimento para receber esse tipo de ação. É muito bonito ver as pessoas chegando e ajudando. Sempre tivemos o apoio da polícia, que nesse período é reforçada", disse o gerente de um estabelecimento comercial, Marcelo Castro.

Luis Ribeiro veio de bicicleta do município de Castanhal pelo segundo ano ano. "É a fé que se renova, e tendo pessoas para ajudar, com certeza fortalece os sentimentos de solidariedade e união", afirmou.

Para o secretário adjunto de Operações da Segup, Romulo Rodovalho, a parceria com a Sespa e Setur está sendo exitosa. "O reforço no policiamento nas rodovias e suporte nos postos de atendimento aos romeiros são ações significativas. Estamos presentes na BR 24 horas, apoiando os promesseiros e mantendo a segurança de todos que optem por essa modalidade de fé para chegar até Belém. Temos relatos de que a operação, integrada com diversos órgãos, está sendo bem sucedida", pontuou.

De acordo com o secretário de Turismo, André Dias, a ação integrada fortalece as iniciativas dos fiéis já existentes. "É uma necessidade ao acolhimento que já vem sendo realizado pelas cidades por onde os romeiros passam, com segurança, sinalização e uma série de mecanismos que ajudam a acolher. O acolhimento é a marca registrada do paraense".