Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS

Cosanpa executa melhorias nos sistemas de água de Icoaraci e Outeiro

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
10/10/2019 11h13

O compromisso de entregar, até o final deste ano, um novo poço aos moradores do bairro Água Boa, em Outeiro, será cumprido. O presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), José Antonio De Angelis, visitou as obras de escavação na quarta-feira (9), para ver de perto o andamento dos serviços, que começaram em agosto passado. Desde outubro de 2018, os moradores do local enfrentavam dificuldades no abastecimento de água.

Desde o começo do ano, uma das primeiras providências do responsável pela supervisão da área foi a recuperação do poço que apresentou problemas. Porém, com o aumento da população, a estrutura já existente – construída no ano 2000 – não é suficiente para atender toda a demanda. Após a elaboração de projetos, aprovação do orçamento e o processo licitatório, as obras para a construção de um novo poço na área conhecida como Água Boa começou no mês de agosto. A empresa que realiza o serviço garantiu que fará a entrega em novembro deste ano.

“O novo poço tem 250 metros e já concluímos o serviço de escavação. Agora, estamos instalando os tubos, depois serão os filtros, faremos a limpeza e, por fim, realizaremos o que chamamos de desenvolvimento do poço para os testes de vazão. Dentro de um mês, entregaremos a estrutura para que comece o processo final, para que ele entre em operação definitiva até o final do ano”, explicou o engenheiro da empresa contratada para execução da obra, Felisberto Centeno.

Icoaraci - Ainda na quarta, o presidente da Cosanpa também visitou os sistemas Souza Franco e São Roque, em Icoaraci. Além da limpeza e revitalização do espaço, que estava em estado de abandono, a manutenção dos sistemas em operação tem sido constante. Estas unidades foram entregues ao órgão em 2016 pelo extinto Sistema Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto de Belém (Saaeb), que era da prefeitura, e estavam sucateados. No sistema Souza Franco, por exemplo, foi instalado pela primeira vez o processo de cloração, com a adição de cloro no processo de tratamento da água.

O presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), José Antonio De Angelis, visitou as obras de escavação“É importante ver que a movimentação da equipe está surtindo efeito, estamos melhorando. Ainda há muita coisa pra fazer, mas estamos caminhando para mudar esse sistema de abastecimento de água, para que possamos oferecer serviço de qualidade em Icoaraci”, finalizou De Angelis.