Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REINSERÇÃO

Número de internos da Susipe participantes do Encceja aumenta em 2019

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
08/10/2019 20h14

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) realizou nesta terça-feira (8) a prova de nível fundamental do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para 777 internos das unidades prisionais da Região Metropolitana de Belém (RMB) e municípios do interior. A prova de nível médio ocorrerá nesta quarta-feira (09). A aplicação da prova contou com o apoio da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP).

Custodiado há 1 ano e 2 meses no sistema, Edivaldo Pereira decidiu fazer pela primeira vez a prova do Encceja. "Pretendo concluir meus estudos e fazer algum curso de graduação. Estudar é a melhor forma para mudar de vida e conseguir me reinserir na sociedade. Acho muito bom o que a Susipe e a FTIP estão oferecendo para nós, internos", declarou.

Patrícia Sales, coordenadora de Educação Prisional da Susipe, avaliou positivamente a edição de 2019 do Encceja. "Somente neste primeiro dia foram 777 participantes, enquanto no ano passado, equivalente aos dois dias de prova, totalizou-se 839 internos que fizeram a prova", informou. Segundo a coordenadora, a ampliação do número de participantes resultou da oferta da prova não somente para os detentos matriculados na educação. "Nós orientamos os técnicos em reinserção social a percorrerem nos blocos e destacarem a importância de fazerem a prova. Após certificados, para o próximo ano já poderemos inscrevê-los no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nós preparamos os internos para esse momento com aulas, simulados e orientações. Nossa expectativa é positiva", afirmou.

Oportunidade - De acordo com o coordenador de Ensino da FTIP, Levison dos Anjos, o Encceja é importante porque, por meio de exames como este, o interno começa a ter mais oportunidades. "A FTIP se faz presente nesses dois dias se dedicando ao máximo para que todos os internos possam realizar essa prova. O objetivo é que toda a atividade educacional possa ocorrer com segurança, e que o real papel das atividades educacionais possa ser colocado em prática, objetivando a reinserção do indivíduo em sociedade", ressaltou.

O diretor de Reinserção Social da Susipe, Belchior Machado, explicou que o Encceja prisional tem como principal objetivo propiciar a certificação de ensino fundamental e médio às pessoas privadas de liberdade, significando uma perspectiva de futuro ao participante. "O exame garante a conclusão de uma fase de seus estudos, contribuindo para sua inclusão em projetos de trabalho e produção - enquanto for custodiado - e no mercado de trabalho quando se tornar egresso do sistema, afastando-o da criminalidade. Estamos com a expectativa de que um bom percentual seja aprovado e, consequentemente, certificado", disse Belchior Machado.