Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE

Navios voltam a operar viagens para o Porto de Camará em Salvaterra

Por Cybele Puget (ARCON)
03/10/2019 11h10

Viagens acontecerão às 6h30 com saída no mesmo horário de Belém e do Porto do Camará (Salvaterra)A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) informa que, a partir desta sexta-feira (4), será oferecido um horário de viagem entre Belém e o Porto de Camará, em Salvaterra, no Marajó. A saída será todos os dias, no mesmo horário, em ambos os portos, às 6h30.

Já as viagens por lanchas continuarão acontecendo em três horários: 7h, 12h e 14h, conforme determinou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em medida emergencial, para que seja garantida uma viagem mais confortável aos usuários que precisam se deslocar para o Camará em Salvaterra.

Os usuários do transporte hidroviário dos municípios de Salvaterra e Salvaterra reuniram com representantes da Agência de Regulação e Controle do Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) na tarde da quarta-feira (2), no Terminal Hidroviário do Porto Camará. A comunidade avaliou o TAC, firmado entre Ministério Público do Estado do Pará, Arcon e empresas operadoras que determinou a retirada dos navios e substituição por lanchas em operação desde o dia, 23 de setembro, em fase experimental, e reivindicou o retorno dos navios para atender, principalmente, a demanda dos  usuários da gratuidade: as pessoas com deficiência, idosos e o interpass (benefício concedido aos estudantes universitários que precisam viajar diariamente para as universidades em  Belém).  

Por recomendação do Governo do Estado, o diretor de fiscalização da Arcon-PA, Ivan Bernaldo e sua equipe técnica composta por Marcos Rocha, gerente de Transporte Hidroviário (GTH) da Arcon-PA, e Celso Cruz, supervisor do GTH, avaliaram junto a população do Marajó a viabilidade da operação proposta pelo TAC. A população reivindicou o retorno dos navios para que seja garantida a maior quantidade de vagas nas viagens para os beneficiários da gratuidades e acadêmicos que precisam se deslocar do Marajó para Belém.   

"Estamos preocupados em garantir navios com condições adequadas para realizar as viagens com total segurança e conforto aos usuários. Por isso, para atender ao apelo dos usuários da gratuidade, dentre eles, a classe estudantil definimos retomar as viagens apenas no horário da manhã, para cobrir esta necessidade, por um prazo de 90 dias. Neste período as empresa terão que fazer alguns ajustes e reparos em seus equipamentos, após este prazo faremos uma Chamada Pública para que outras empresas se habilitem a entrar nesta rota", esclareceu Ivan Bernaldo.