Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BRANQUEAMENTO

Campus da Uepa em Cametá capacita 400 manipuladores de açaí

Por Daniel Leite Júnior (UEPA)
02/10/2019 11h20

Mesorregião do nordeste do Estado concentra a maior produção do frutoCerca de 400 manipuladores de açaí da comunidade cametaense de batedores artesanais serão capacitados em branqueamento, conforme as normas estabelecidas pela legislação brasileira, para beneficiamento e comercialização do produto. O treinamento é promovido pelo Campus XVIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Cametá, e ocorre nesta quinta-feira (3), no auditório do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (Insa), a partir das 17h.

Cametá foi escolhido, já que, juntamente com os municípios de Limoeiro do Ajuru e Igarapé-Miri, na mesorregião do nordeste do Estado, é onde está concentrada a maior produção do açaí do Pará. Nessas cidades, surtos da Doença de Chagas por transmissão oral já foram identificados dentro da cadeia produtiva e do consumo familiar. Analisando alternativas para combater os casos, tornou-se obrigatório via Decreto nº 326, de 2012, o branqueamento do fruto, porém, apenas uma parcela de batedores artesanais realiza o procedimento.

A capacitação ocorre por meio do projeto Prevenção da Doença de Chagas: manipulação higiênico-sanitária e branqueamento do açaí e tem como objetivo combater esse quadro epidemiológico. “A nossa intenção é desenvolver um projeto com características sociais e de saúde pública, para sensibilizar os batedores com relação às boas práticas higiênico-sanitárias. A ideia é garantir a esses pequenos produtores o alcance da qualidade físico-química e nutricional do açaí cametaense”, afirmou a coordenadora do Campus de Cametá, Natácia Silva.

Treinamento faz parte do projeto Prevenção da Doença de ChagasA programação contará com lançamento do projeto e apoiadores, além das palestras informativas “A contribuição do Fórum (Comarca de Cametá) em projetos sociais”, “Prevenção da doença de Chagas por meio do branqueamento do açaí”, que será ministrada pela professora Natácia, e “Doença de Chagas: transmissão, sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento”, proferida pelo professor Christian de Melo.

As etapas do projeto envolvem cadastramento de batedores, avaliação dos locais de armazenamento e beneficiamento do fruto, treinamento e capacitação em relação ao processo de branqueamento, elaboração de material técnico-científico para apoio didático, troca de experiências, avaliação da qualidade físico-química e nutricional, além da contaminação microbiológica e microscópica do açaí comercializado em Cametá e criação do selo de qualidade.

O projeto envolverá parcerias entre a Uepa e a Vigilância Sanitária do município de Cametá, Poder Judiciário do Estado do Pará e Instituto Evandro Chagas, para aquisição de materiais e implementação do selo de qualidade nas unidades processadoras dos batedores.

Serviço:
Capacitação: Prevenção da Doença de Chagas: manipulação higiênico-sanitária e branqueamento do açaí. Quinta-feira (3), às 17h, no auditório do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (Insa) – Av. Inácio Moura, 1.872, bairro São Benedito, em Cametá. O evento é gratuito.