Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CHOCOLATE E CACAU

Inovações e curiosidades chamam atenção do público de Festival

Por Laíse Coelho (SECOM)
22/09/2019 09h38

A movimentação foi intensa neste sábado (21) no VI Festival do Chocolate e Cacau e da 18ª Exposição Flor Pará, realizados no Hangar - Centro de Convenções. Mais de 30 mil pessoas já passaram pelo local em três dias de evento, estimativa que superou as expectativas.

“O festival é um sucesso. Um evento com a participação inclusive de pessoas de fora do Brasil vem demonstrar a grandiosidade do cacau no estado do Pará. Várias caravanas saíram da Transamazônica e também da região de Tomé- Açú, uma média de 600 produtores vieram participar”, informou Lucas Vieira, secretário adjunto da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

A programação começou na quinta-feira (19) e encerra neste domingo (22). Uma das novidades deste ano foi apresentada por um produtor de Ilhéus, da Bahia, a “cauchaça” bebida que é feita com o fruto do cacau. “Ela tem um sabor muito inovador e tem o tipo de produção diferente da cachaça tradicional porque a cana de açúcar você pode plantar enormes quantidades e no caso do cacau, um hectare que é colhido manualmente você produz 50 litros por ano. Então é um produto bastante inovador, raro e difícil de ser coletado”, explicou José Eduardo Amorim, expositor do evento.

Outro espaço que chamou a atenção foi o stand que mostra esculturas feitas com chocolate. O objetivo dos chefes responsáveis pelo trabalho é homenagear os 90 anos da imigração japonesa no Pará e também destacar os pontos turísticos da capital. Aproximadamente 200 quilos de chocolate foram utilizados nas obras. “Ninguém acredita que as esculturas são de chocolate, mas essa curiosidade também é bem interessante, ver os olhinhos brilhando ali através do vidro é encantador. O chocolate tem esse poder, essa mágica”, contou Karla Leal, chocolatier.

“Dá até uma dúvida de saber se as esculturas são de chocolate mesmo e, claro, uma pena de comer depois. É tão bonito, imagina o trabalho que isso dá para fazer, dá mais para admirar do que pra comer” disse Tassiana Fernandes, que é funcionária pública federal e estava encantada com o trabalho da equipe.

Além dos produtos feitos com cacau a feira também apresenta curiosidades na floricultura. Para quem é fã de personagens de filmes clássicos como “Star Wars”, vai ter a oportunidade de ter um terráreo, que é um minijardim, personalizado. Essa é a proposta de uma expositora que criou vasinhos estilizados feitos com material biodegradável e impressos em 3D.  

Ao todo, 100 expositores participam do evento e têm a oportunidade de trocar experiências de produção e mercado. “A gente não pode esquecer que a Amazônia é uma grande referência em relação a sabores e condimentos, então, assim como a gente observa as tendências de fora e traz para o nosso chocolate, também esses chocolateiros que aqui participam vão se relacionar com os sabores amazônicos e começam a se desenvolver produtos com insumos daqui, com as amêndoas do Pará”, destacou Luciana Centeno, coordenadora de mercado da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

Internet - A equipe técnica da Prodepa realizou a liberação de um link dedicado de 100 Mbps de Internet, usando o rádio que já estava disponível no Hangar para atender o evento. “Estamos atuando no 6º Festival Internacional do Chocolate e Cacau e no Flor Pará, no Hangar fornecendo links de alta velocidade de internet, por entender a importância mundial do evento para a economia do Pará, tanto na geração de emprego, quanto da oportunidade de negócios que valorizem nosso potencial de produção”, afirma o presidente da Prodepa Marcos Brandão.

Serviço: O VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau e 18° Flor Pará terminam neste domingo (22).  A programação vai encerrar com um desfile com joias produzidas especialmente para o evento pelo Instituto de gemas e joias da Amazônia (Igama).