Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SETEMBRO AMARELO

Colaboradores do Hospital de Ipixuna do Pará participam de caminhada para falar sobre suicídio

Por Vera Rojas (HEMOPA)
21/09/2019 19h08

Profissionais do Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI) participaram, na sexta-feira (20), de uma caminhada pelo “Setembro Amarelo” em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Referência Social (CRAS) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A ação teve o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e manutenção da saúde mental e evitar algumas doenças, entre elas, a depressão que a principal causa de suicídio no Brasil e no mundo. A ação reuniu mais de 50 pessoas.

De acordo com a assistente social do HGI, Rosalvina Souza, durante a caminhada, vários profissionais da saúde compartilharam informações acerca do tema. “Tentamos desmitificar tabus e reforçar a necessidade das pessoas  procurarem ajuda, junto aos familiares, amigos ou apoio profissional como no Centro de Valorização da Vida (CVV), buscar assistência nas unidades de saúde, Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), serviço social, entre outros”.

O Grupo de Trabalho de Humanização da unidade hospitalar está desenvolvendo ações internas e externas sobre o “Setembro Amarelo, que vão se estender até o final deste mês.

Programação – Segundo a pedagoga Alcileia Medeiros, nos dias 17 e 18, cerca de 240 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Agnes, participaram de palestra ministrada por profissionais do HGI. No dia 19, os profissionais do hospital retornaram  ao mesmo estabelecimento de ensino, no período da noite, para tratar sobre o tema.

Segundo ela, as ações de educação em saúde estão programadas até o dia 30, envolvendo funcionários, usuários e acompanhantes, incluindo as ações programadas para a comemoração do aniversário de um ano do HGI, no período de 24 a 27 de setembro.

De acordo com informações do site do “Setembro Amarelo”, nove em cada dez suicídios podem ser evitados. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

Serviço - O Hospital Geral de Ipixuna (HGI) é uma unidade de saúde do Governo do Pará, que presta assistência de baixa e média complexidade a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Fica na Rua Principal, s/n, bairro Centro, em Ipixuna do Pará. Mais informações pelo telefone (91) 3811-2631.