Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEMANA DA PM

Exposição alusiva aos 201 anos da PMPA atrai visitantes de shopping

Por Governo do Pará (SECOM)
22/09/2019 07h00

A Polícia Militar do Pará está completando 201 anos e aprender sobre o que cada batalhão representa despertou a curiosidade da servidora pública, Tatiana Mota, que aproveitou o sábado para visitar com os filhos a exposição comemorativa ao aniversário da corporação que acontece até este domingo (22), no Shopping Bosque Grão Pará. “Passamos por aqui e já ficamos interessados, minha filha ficou curiosa por ver o boneco do pmzito e já quis saber como funcionava a escola para as crianças” contou.

O evento esclarece também sobre os programas educacionais de prevenção ao uso de drogas e à violência oferecidos pela PM. “É bom a gente saber que existe toda essa abrangência, que não é apenas da nossa segurança que os policiais são responsáveis, dessa forma vemos todo o trabalho que eles realizam” afirmou a servidora.

Vários estandes foram montados na praça do shopping para mostrar um pouco do suporte técnico e das atividades realizadas por algumas unidades e as ações desenvolvidas pela Polícia Militar, como o Batalhão de Polícia Ambiental (BPM), Batalhão de Polícia Tática (Bpot), Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe), Academia de Polícia Militar "Coronel Fontoura", Museu da Polícia Militar, Batalhão de Polícia Rodoviária, entre outras.

Um dos programas mais conhecidos e significativos realizado pela Polícia Militar é o Proerd. Desde 2014 como instrutor, o Sargento Pojo, se sente grato por ter a oportunidade de fazer parte da iniciativa que ensina os jovens a se manter distante das drogas e da violência. “Sabemos que estamos produzindo efeitos para uma sociedade melhor, mais sadia, justa e feliz. As crianças aprendendo agora, tem mais chances de que no futuro digam não às drogas e contribuam para uma estatística mais baixa de violência. Melhor ainda é direcionar as pessoas e esclarecer dúvidas de como isso funciona, para elas saberem e colocarem os filhos para fazer parte, que é o que estamos fazendo aqui”, explicou o sargento.

Grande parte da exposição esclarece à população sobre o trabalho dos profissionais nos batalhões, como é o dia-a-dia de um policial, a história da PM no Pará, entre outros. O soldado Diego Itaparica, da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe), contou a importância de civis conhecerem e se interessarem pelo trabalho dos militares. “É muito legal essa oportunidade de falar sobre a companhia, passar o nosso conhecimento e tentar mostrar o trabalho que fazemos aqui. A gente faz as missões de uma forma especial e isso desperta a curiosidade das pessoas. Muitos vieram aqui para saber sobre armamento, sobre os grupamentos dentro da companhia e é legal falar sobre isso.” disse ele.

Serviço: A exposição alusiva aos 201 Anos da Polícia Militar continua com uma programação extensa durante todo o domingo (22). Serão realizadas várias demonstrações de abordagens policiais, desmonte de explosivos, apresentação de ordem unida sem comando, pouso de helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará (Graesp), entre outras atrações.