Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTERCÂMBIO

Jornalistas conhecem técnicas de melhoramento da produção de cacau no Pará

Por Laíse Coelho (SECOM)
21/09/2019 14h18

Discutir técnicas para melhorar e aumentar ainda mais a produção do cacau no Pará é um dos objetivos do VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que teve início na quinta-feira (19) no Hangar - Centro de Convenções, em Belém, e encerra no próximo domingo (22). Neste sábado (21), jornalistas nacionais e internacionais, convidados pela organização do evento, conheceram um pouco dos diferenciais da cadeia produtiva do paraense e o que faz do Estado ser o maior produtor de cacau do Brasil.

Hoje (21) o grupo foi conhecer as atividades da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira
(Ceplac), que é uma das responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico e científico da cacauicultura no Pará. Durante a visita, o chefe de pesquisa e extensão do Pará e Amapá da Ceplac, Fernando Mendes, repassou dados da produção estadual. No ano passado o Pará produziu 132 mil toneladas e a expectativa para 2019 é que haja um aumento, atingindo a marca de 140 mil toneladas.

A Ceplac está no Pará desde 1974 e atualmente tem 26 mil produtores cadastrados no Estado, destes 95% são da agricultura familiar. A comissão também participa do VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau. “A Ceplac é parceira do na realização do Festival desde sua 1ª edição. Participamos também da elaboração do Fórum do Cacau que é uma parte muito importante da programação com palestras com a participação de pesquisadores, por exemplo. Nós temos também um stand no Hangar para mostrar o nosso trabalho”, disse Fernando Mendes, chefe de pesquisa e extensão rural do Pará e do Amazona da Ceplac.

Para a jornalista de São Paulo, Ana Paula Aranha, a experiência está sendo muito enriquecedora. “É a primeira vez que estou em Belém e está sendo muito bom ter a oportunidade de conhecer as técnicas para se produzir cacau de qualidade. Ver de perto como os pesquisadores fazem para combater as pragas, por exemplo é bastante importante” reforçou.

Visita - O grupo de jornalistas convidados também conheceu as atividades de uma fábrica de chocolate localizada em uma comunidade em Santa Bárbara, região metropolitana de Belém. O cacau nativo, utilizado na fabricação, é todo produzido por comunidades tradicionais da Amazônia. “É uma forma de incentivar as comunidades, como as indígenas, por exemplo. Elas passam por um treinamento para ajudar na produção do cacau nativo que será utilizado em nossos produtos.” Contou César Mendes, chocolatier e dono da Fábrica.

Na quinta feira (19), o grupo de jornalistas fez um passeio pelo centro histórico de Belém para conhecer o potencial turístico da capital e na sexta (20) foram até a Ilha do Combu ver de perto a produção de cacau orgânico das ilhas. As visitas estão sendo acompanhadas por representantes da Secretaria Estadual de Turismo (Setur).