Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Alunos de escola estadual confeccionam puffs com garrafa pet

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
21/09/2019 11h46

A garrafa pet é muito utilizada para o armazenamento de bebidas, mas depois de ser descartada se torna um grande problema para o meio ambiente. Pensando em sustentabilidade e criatividade, a equipe técnica social da Companhia de Saneamento do Pará realizou na escola estadual Esther Bandeira, no bairro da Sacramenta, em Belém, uma oficina de confecção de puffs usando garrafa pet.

Oficina ensinou crianças e adolescentes a confencionar os puffsOs alunos aliaram decoração a reciclagem para confeccionar os puffs que agora compõe o "Cantinho da Leitura" da Escola. A iniciativa da Cosanpa, juntamente com a comunidade escolar, tem como objetivo contribuir para um mundo menos poluído.

“É muito importante trabalhar a questão da conscientização sobre o meio ambiente, principalmente nas fases da infância e adolescência, que é quando eles começam a criar consciência das coisas. Por isso ensinar sobre preservação do meio ambiente nesse momento da vida do cidadão é muito importante para criar adultos mais participativos e preocupados com a causa”, ressaltou a pedagoga da escola, Irnacle Costa Pantoja.

Além de trazer as garrafas pets de casa, os alunos também recolheram as que estavam jogadas pelas redondezas da escola. “Essa oficina foi muito legal, a gente ajudou o meio ambiente e ainda melhorou o nosso cantinho da leitura, agora temos puffs ecologicamente corretos. Foi muito bom aprender a fazer esses puffs, agora percebemos que as garrafas tem outras utilidades e ainda contribuímos para preservação da natureza”, contou o aluno Jean Lucas Teixeira.

O aluno do 5º ano, Gabriel Santiago da Silva, disse que após a oficina pode perceber o quanto é simples e fácil diminuir o lixo das ruas. “Reutilizar as garrafas pets e fazer puffs foi uma forma de me sentir útil para ajudar o meio ambiente. Agora temos onde ficar para realizar leituras, conversar com os amigos e outras coisas mais”, pontuou Gabriel.

O cantinho ambiental exixstente na Escola Esther Bandeira é todo feito com material reciclável, ou seja, a cada atividade da equipe técnica social da Cosanpa, os alunos aprendem como reciclar diferentes materiais e acabam se tornando multiplicadores dessas informações.

Alunos ostentam, com alegria, os puffs que produziram durante a oficina

“A retirada das garrafas pets do meio ambiente é de suma importância, a gente vê tanto plástico, tanta coisa jogada nos canais, e até mesmo aqui nas redondezas da Escola. A nossa Escola está sempre disponível e atenta para fazer o possível para diminuir os danos ao meio ambiente, por isso ficamos muito gratos com cada nova ação que a Cosanpa traz, pois ela trabalha a conscientização nas crianças e ainda ensina diferentes atividades”, finalizou a coordenadora da escola, Carla Lobato Teixeira.