Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DA ÁRVORE

Ação do bem do Hospital Galileu leva horta para alunos da rede estadual

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
21/09/2019 10h04

Na manhã da sexta-feira (20), o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, presenteou alunos da Escola Estadual Ariri, em Ananindeua, com uma horta caseira feita a partir de materiais recicláveis. O presente foi idealizado pelos setores de manutenção, sustentabilidade e humanização do HPEG.

O objetivo da ação foi incentivar entre as crianças a importância da preservação ambiental e da sustentabilidade. O evento faz parte do projeto “Ação do Bem”, organizado pelo Hospital, que já possui parceria com a escola.

Utilizando tubos de PVC e vasilhas que seriam descartadas, o colaborador da unidade, Gil Gonçalves, pôde criar uma sustentação para a horta caseira e uma composteira, que transformará o lixo orgânico em adubo para as hortaliças. “Com isso, conseguimos eliminar de 3 a 5 kg de plástico, vários restos de alimentos para o adubo e reaproveitar o chorume, que traria impactos negativos à natureza”, explica Gil.

Após a instalação da horta, os alunos receberam orientações sobre como funciona o processo de plantio em hortas caseiras

Para a coordenadora pedagógica da Escola, Ruth Leia, esse tipo de iniciativa tende a acrescentar ainda mais no processo de educação dos alunos, além de servir como incentivo para uma alimentação saudável, já que foram plantados cheiro-verde, pimentinha e salsa na horta. “É importante incentivar o hábito de comer legumes e verduras entre eles. E como também estamos trabalhando sobre o dia da árvore, celebrado neste sábado (21), a ação veio somar ainda mais no conhecimento dos alunos”, ressalta.

Sobre o HPEG - O hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda que atende baixa e média complexidades, e presta assistência hospitalar em trauma-ortopedia, clínica médica e Cardiologia. O hospital está localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253.