Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANEJAMENTO

Seduc reúne gestores de escolas para alinhar agenda da aprendizagem

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
20/09/2019 20h40

O encontro reuniu 40 gestores educacionais na sede do Palácio do GovernoAlinhar objetivos e metas que possam intensificar a aplicação da agenda da aprendizagem na rede pública de ensino estadual foi o principal objetivo do encontro regional promovido pela Secretaria de Estado de Educação  (Seduc), nesta sexta-feira (20). O encontro reuniu 40 gestores educacionais de Unidades Seduc na Escola (USE) e Unidades Regionais de Educação (URE), na sede do Palácio do Governo, em Belém.

Na abertura, a secretária de Estado de Educação, Leila Freire, explicou que o evento integra o planejamento de ações do Movimento Educa Pará, que tem como objetivo estabelecer laços de colaboração entre Estado e municípios, para construir uma agenda de aprendizagem e garantir ao aluno o direito de aprender. Segundo a secretária, cada USE e URE tem seu plano de ação, mas é preciso esclarecer metas, para que a agenda seja efetivada. "Temos a tarefa de reverter os indicadores educacionais do nosso Estado e colocar a educação do Pará em outro patamar de avaliação", destacou Leila Freire.Helder Barbalho recebeu do aluno Nícolas Carvalho o quadro ″A escola dos sonhos″, ao lado de Leila Freire

Avaliação - O encontro ocorre em um momento em que as escolas da rede estadual se prepararam para realizar a prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Os resultados medem a nota final do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O Pará tem baixo desempenho no Ideb, com nota 2.8, quando a média nacional é 4.2.

O governador Helder Barbalho, ao lado da secretária Leila Freire, reiterou que a educação é prioridadePresente ao encontro, o governador Helder Barbalho enfatizou que a educação é prioridade do atual governo. O governador pediu empenho e atitude aos gestores, a fim de garantir, já neste ano, um bom resultado do Saeb. "A avaliação será importante para medir os ajustes, e se tivermos um bom desempenho fincaremos na sociedade o pensamento de que uma nova cultura é possível", enfatizou Helder Barbalho, que recebeu do aluno Nícolas Carvalho, de uma escola estadual, o quadro denominado "A escola dos sonhos". Nícolas é um dos muitos estudantes chefes de turma que atuam no controle da infrequência e na busca ativa de alunos faltosos, contribuindo para reduzir a evasão escolar no Estado.