Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ANANINDEUA

Comunidade do Paar comemora aniversário com Ação Cidadania

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
20/09/2019 17h49

O mutirão de serviços beneficiou centenas de moradores do PaarDiversas pessoas aguardavam, na manhã desta sexta-feira (20), em frente à Escola Dom Alberto Gaudêncio Ramos, em Ananindeua, o início do primeiro dia da Ação Cidadania no bairro do Paar – que comemorou 28 anos no dia 15 de setembro. As atividades serão oferecidas ainda neste sábado (21).

É a quarta vez que o mutirão de serviços é realizado no município. “A Fundação ParáPaz está aqui, juntamente com outros órgãos, comemorando o aniversário do bairro e representando o governo em mais uma Ação Cidadania, proporcionando diversos atendimentos à comunidade”, disse a presidente da Fundação ParáPaz, Ray Tavares.

Edelniza Trancoso, de 61 anos, aproveitou para renovar o documento de identidade após 20 anos da emissão do seu anterior. “A minha está muito velha e em alguns lugares as pessoas não aceitavam, diziam que eu precisava trocar. Foi quando soube que iam tirar aqui no bairro, pertinho de casa, aí peguei meus documentos e corri para cá”.A emissão de documentos é um dos serviços mais procurados

A oportunidade também foi aproveitada pelo jovem estudante Midiel Caleb. Prestes a completar 18 anos, ele conta que já perdeu boas oportunidade de emprego porque não tinha carteira de trabalho. “Tem um tempo que perdi uma vaga em um supermercado por não ter carteira. Depois disso que fui me espertar para tirar”.

Ao passar pelas etapas e aguardar o tão sonhado documento, o jovem não escondia a felicidade em tê-lo em mãos. “Agora eu posso procurar o emprego que eu quiser!”, disse Midiel. Somente nesta sexta, 100 carteiras profissionais foram finalizadas e entregues.

Moradoras não esconderam a alegria em obter a carteira de trabalhoEconomia – Alguns serviços são bastante procurados por serem uma forma de aumentar a autoestima dos moradores, sem custos, como é o caso do corte de cabelo. A dona de casa Rosivane Novaes, 45 anos, moradora do bairro, levou a filha e dois sobrinhos para aproveitarem a ação.

“Aqui a gente já economizou bastante, porque se cada um fosse pagar pra cortar o cabelo ia sair muito caro para a nossa família, e ainda quero fazer design de sobrancelha e massagem”, disse, animada.

Foram oferecidos serviços como emissão de documentos, abertura de CNPJ MEI (Microempreendedor Individual), orientações jurídicas, além de distribuídos kits de higiene bucal e realizada coleta de sangue.

O projeto “Espaços Abertos”, do TerPaz, proporcionou aos que aguardavam no local momentos de diversão e lazer. Aproveitando o movimento grande da comunidade, as inscrições para o Casamento Comunitário serão feitas durante os dois dias de ação, entre 8h e 15h.

A ação conta com o apoio das secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa); de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), além do Departamento de Trânsito (Detran), Fundação Hemopa, Polícia Civil, Defensoria Pública, Companhia de Saneamento (Cosanpa) e Companhia de Habitação do Pará (Cohab).A higiene bucal fez parte dos serviços oferecidos na Ação Cidadania

Também participam da iniciativa o Ministério do Trabalho, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), o Procon e a Siepa.

Atendimentos – A Ação Cidadania é um programa do governo, realizado em parceria com diversos órgãos com o objetivo levar serviços itinerantes à população. O programa já passou por 15 municípios do estado, sendo 13 no interior, e realizou cerca de 35 mil atendimentos.