Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Polícia Militar do Pará já adota novo fardamento na cor azul petróleo

Por Lene Alves (PM)
20/09/2019 12h52

Novo fardamento é na cor azul petróleoA Polícia Militar passou a utilizar, nesta sexta-feira (20), em todo o território paraense, o seu novo uniforme operacional, na cor azul petróleo. A mudança faz parte do novo Regulamento de Uniformes da corporação, aprovado no fim do ano passad, e considerou, principalmente, o resultado de uma pesquisa de opinião interna sobre a cor do fardamento: 95% do efetivo da corporação escolhe a cor azul petróleo.

Logo nas primeiras horas da manhã, todas as unidades da corporação realizaram um "Paradão Matinal" para a realização da revista do novo uniforme. No quartel do Comando-Geral da PM, em Belém, o evento teve a participação do comandante-geral, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, dos oficiais da a alta cúpula da instituição e de toda a tropa que atua na unidade.

Durante o "Paradão", ele destacou a importância da mudança do fardamento, sob o ponto de vista das tradições históricas da corporação. “A maioria de nós já usou o uniforme na cor azul petróleo. Nossa polícia sempre foi guerreira e cidadã e, agora, estamos resgatando esses valores”, disse o oficial.

O coronel Dilson Júnior também ressaltou o trabalho que vem sendo realizado de enfrentamento à violência e à criminalidade. “Nossas ações preventivas e ostensivas de combate ao crime já possibilitaram a redução, em todo o Estado, de 27%, no número de homicídios e 26% nos casos de roubos. Aumentamos, ainda, em 48%, o número de registros de autuações em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Sabemos o tamanho do nosso desafio e, neste momento de mudança e renovação, é importante lembrar que uma polícia forte se faz com uma operacionalidade forte, uma Corregedoria forte e uma administração forte e competente”, frisou.

“Estamos iniciando hoje a Semana da Polícia Militar, que terá uma extensa programação alusiva aos 201 anos da corporação. Ao longo dessa história, o maior patrimônio somos nós, policiais militares, daí a importância da valorização de nossos servidores”, acrescentou o comandante-geral.

Ele citou ainda alguns avanços conquistados nos oito meses da nova gestão da PMPA, como por exemplo, a aquisição de oito ambulâncias para atender à Região metropolitana e os comandos regionais da instituição, a compra de 3,5 mil coletes balísticos com tecnologia de ponta, além da implementação de uma nova política de moradia para os policiais militares, por meio da construção de conjuntos habitacionais e de créditos e financiamentos, via Banpará, e a ampliação do número de jornadas operacionais, o que garante a maior presença, segurança e visibilidade do efetivo nas ruas”, destacou.

Novo Regulamento de Uniformes - O estudo sobre o novo regulamento foi realizado pelo Estado-Maior Geral da instituição com o objetivo de proporcionar inovações tecnológicas e atender necessidades de padronização, identidade visual, resgate histórico da instituição bicentenária, conforto, proteção, segurança, melhores condições de trabalho à tropa e durabilidade do novo uniforme operacional da Polícia Militar”, informou.

Além de descrever todas as peças e o novo fardamento, o atual Regulamento de Uniformes da Polícia Militar (RUPM) também organiza e disciplina o uso de calçados, insígnias, distintivos, condecorações e acessórios especiais da corporação.

A mudança da cor do uniforme de instrução não implicará em nenhum custo adicional aos cofres públicos. Todos os policiais militares recebem o auxílio fardamento, previsto na Lei nº 8.435 de 22 de novembro de 2016 – cabos e soldados recebem dois auxílios por ano; subtenentes e sargentos, um a cada ano; e oficiais recebem o auxílio fardamento nas suas promoções ou a cada 4 anos de permanência no mesmo posto.

Lei de Cores - A adoção da cor azul petróleo vem ao encontro do Projeto de Lei que institui as cores oficiais da Polícia Militar do Pará. “É importante destacar que a PM adota tradicionalmente as cores da Bandeira do Pará na identificação da corporação. Com isso, a força pública é reconhecida ao longo dos anos pelas cores azul, branco e vermelho, que são as mesmas que representam e identificam o povo paraense pelo Brasil afora”, disse o coronel Dilson Júnior.

“Apresentamos a nova lei ao Governo do Estado, a fim de instituir as cores oficiais da Polícia Militar do Pará. O projeto visa valorizar a imagem da instituição e estabelecer a padronização da representação da PM, por meio do resgate das cores tradicionalmente utilizadas pela corporação, que são aquelas contidas no pavilhão estadual”, frisou o comandante-geral.

O novo fardamento será apresentado oficialmente à sociedade no dia 25 de setembro, durante a solenidade do Dia da Polícia Militar do Pará. O evento vai ocorrer no Comando-Geral da instituição, na rodovia Augusto Montenegro, em Belém, com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, e autoridades civis e militares.