Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXCELÊNCIA

Galileu conquista certificação e entra para o grupo de melhores hospitais do país

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
20/09/2019 09h13

Título reconhece que unidade do Estado cumpre exigências que garantem aos pacientes padrões de qualidade e segurança assistencialMais um hospital público paraense ingressou no seleto grupo de unidades que oferece para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento de altíssima qualidade. O Hospital Público Estadual Galileu conquistou a certificação Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Trata-se da mais importante e respeitada entidade avaliadora da qualidade dos serviços de saúde do país, integrante de organizações internacionais que atuam nos Estados Unidos, França, Canadá e Reino Unido. No Pará, além do Galileu, apenas outras duas unidades públicas de saúde possuem a certificação de excelência — o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, e o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira.

A certificação Acreditado com Excelência, também conhecida como ONA 3, é o nível máximo de qualidade avaliado pela ONA. Antes de alcançar esta posição, o Galileu já havia recebido outras duas certificações: a Acreditado (ONA 1) e a Acreditado Pleno (ONA 2). Na prática, a certificação ONA 3 reconhece que o Galileu cumpre as exigências que garantem aos pacientes padrões de qualidade e segurança assistencial, promove gestão integrada e desenvolve uma cultura organizacional que estimula a melhoria contínua da instituição.

Para conquistar o título, o Hospital Público Estadual Galileu passou por uma rigorosa avaliação da equipe de auditores da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, instituição credenciada pela ONA. A auditoria foi realizada entre 19 e 21 de agosto passado, com a avaliação de mais de 4 mil requisitos internos e rotinas de trabalho.

O médico infectologista Wolf Costa, um dos auditores da Vanzolini, destacou o nível de profissionalismo da equipe que trabalha no Galileu. “A experiência aqui foi muito importante. O Hospital Galileu tem uma equipe unida e uma linha de cuidado excelente, o que proporciona um serviço de qualidade para a população”, declarou.

A gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Galileu, Patrícia Hermes, disse que o objetivo sempre foi buscar o reconhecimento da excelência no atendimento hospitalar. “Desde a sua implantação, em 2014, o Hospital Galileu foi projetado para a promoção de uma assistência segura e de qualidade aos nossos usuários. Trabalhamos sempre tentando identificar oportunidades para melhorar a rotina, fluxos e resultados. Várias ferramentas de qualidade foram estabelecidas e monitoradas”.

A diretora Hospitalar do Galileu, Stéphanie Valdívia, destacou que todas essas conquistas são acompanhadas de muito trabalho e dedicação. “É um orgulho muito grande para nós, pelo fato de ser uma certificação que valida todo o esforço da nossa equipe, que cuida do paciente com segurança e humanização. É o reconhecimento do que é feito todos os dias aqui”, acrescentou.

Hospitais Paraenses

No Pará, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA), se tornou o primeiro entre as unidades de oncologia pediátrica da rede pública de saúde do país a conquistar a certificação Acreditado Pleno (ONA 2). Em Ananindeua, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), foi o primeiro hospital de urgência e emergência em trauma e queimados do Norte do país a obter certificação da Acreditado (ONA 1).

Já em Santarém, o Hospital Regional do Baixo Amazonas possui a certificação Acreditado com Excelência (ONA 3), sendo o primeiro do Estado a alcançar obter o feito, em 2015. Em Altamira, o Hospital Regional Público da Transamazônica, referência para aproximadamente 500 mil habitantes, também conta com a certificação ONA 3.

Atendimento – O hospital Público Estadual Galileu é uma unidade de retaguarda que atende baixa e média complexidades, e presta assistência hospitalar em trauma-ortopedia, clínica médica e cardiologia. O hospital está localizado na Rodovia Mário Covas, 2.253.