Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRIMAVERA

Museus da Secult abrem as portas para o público interagir com histórias e memórias

Por Úrsula Pereira (SECULT)
19/09/2019 20h50

O ano de 2019 iniciou com a perda do prédio e da maioria do acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Em meio ao caos, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a rede de museus e a sociedade precisavam pensar em novas formas de prevenção, gestão e manutenção dos espaços de preservação da cultura e da memória brasileira. A 13ª Primavera dos Museus, que ocorrerá no período de 23 a 29 de setembro em todo o País, é um esforço para mobilizar os visitantes dos museus na aventura de conhecer, preservar e compartilhar o patrimônio memorial. Em Belém, o evento envolverá os museus ligados ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

A Igreja de Santo Alexandre integra o roteiro da Primavera dos MuseusCom o tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”, a 13ª Primavera dos Museus é um convite a experimentar um novo olhar, explorando os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos legais, éticos, técnicos e científicos, aos quais as coleções e as estruturas são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação com pessoas ou grupos sociais.

Portas abertas - De acordo com Armando Sobral, diretor do SIMM, durante uma semana os museus estarão com entrada gratuita e portas abertas, para que a sociedade tenha a possibilidade de conhecer os acervos e as atividades que essas instituições desenvolvem na preservação e conservação da memória coletiva. “Alguns têm a ideia de que museus são grandes prédios parados no tempo, e essa é uma visão que precisa ser desconstruída, pois aqui o trabalho é duro, sistemático e diário para resguardar um material rico, que pertence à memória de cada um de nós”, ressaltou.

A 13ª edição da Primavera dos Museus - iniciativa de âmbito nacional - é uma temporada cultural promovida pelo Ibram. No Pará, a realização é do governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

Para a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, é mais uma ação que "pensa uma cidade para pessoas", a partir de conceitos democráticos que estimulam o acesso aos bens culturais. “Belém tem equipamentos museais muito importantes e um acervo histórico riquíssimo. Promover o diálogo entre o patrimônio arquitetônico, as novas dinâmicas urbanísticas e a extroversão e difusão do acervo de nossos museus é pensar a cidade em suas dimensões culturais, turísticas e econômicas. É promover a discussão de novos modelos de desenvolvimento e cidadania cultural”, afirmou a secretária.

Programação

• PALESTRAS

23/09 • Segunda-feira

19 h – Conferência de abertura - “Museus no século XXI: relações de afeto, política, sociedade e educação”, no Museu de Arte Sacra – Igreja de Santo Alexandre

Participantes:

Ursula Vidal (secretária de Cultura)

Armando Sobral (SIMM/Secult)

Marisa Mokarzel (PPGA/ICA/UFPA)

Aldrin Figueiredo (PPGHSA/UFPA)

24/09 • Terça-feira

18 h - Mesa-redonda: “Curadoria, exposições e educação patrimonial: inter-relações culturais para o turismo”, no miniauditório do Museu de Arte Sacra

Participantes:

Janice Lima (Mabe/PMB)

Renata de Godoy (PPGA/UFPA)

Nilson Damasceno (SIMM/Secult)

Sanchris Santos (Casa das Onze Janelas/Secult) 

25/09 • Quarta-feira

18 h – Mesa-redonda: “Memória, acervo, conservação e restauro na contemporaneidade”, no Museu de Arte Sacra – Igreja de Santo Alexandre

Participantes:

Renata Maués (SIMM/Secult)

Orlando Maneschy (ICA/UFPA)

Dayseane Ferraz (SIMM/Secult)

26/09 • Quinta-feira

18 h – Mesa-redonda: “Museus, arquitetura e urbanismo: transversalidades necessárias”, no Café Buffet do Museu de Arte Sacra

Participantes:

Thais Sanjad (Lacore/UFPA)

Flávia Palácios (FAV/ICA/UFPA)

Marcel Campos (SIMM/Secult)

27/09 • Sexta-feira

18h – Mesa redonda “Patrimônios, museus e comunicação: estratégias e práticas entre instituições e sociedade”, no Museu de Arte Sacra – Igreja de Santo Alexandre

Participantes:

Joyce Santos (MPEG)

Carmem Silva (FAV/ICA/UFPA)

VJ Lobo (Artista Visual e Cenógrafo)

Sue Costa (MPEG)

• PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

23/09 • Segunda-feira

Museu de Arte Sacra – Galeria Fidanza

• 18 h – Abertura da exposição fotográfica do Foto Cine Clube do Pará

• 19 h – Lançamento do livro “As aranhas, os humanos e suas teias”, sob a organização de Saint’Clair Gonçalves (SIMM/Secult)

• 20 h – Instalação performático-artística de Ilton Ribeiro 

25/09 • Quarta-feira

Museu de Arte Sacra – Galeria Fidanza

19 h – Roda de conversa com fotógrafos paraenses do Foto Cine Clube do Pará, com mediação de Emanoel Franco (SIMM/Secult).

28/09 • Sábado

Forte do Presépio

09 h – Roteiro patrimonial do Geotur, com a professora Goretti Tavares (Geotur/UFPA)

Jardins externos do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas

19 h – Performance artística “Por dentro das imagens”, de Dudu Lobato

28 e 29/09 • Sábado e Domingo

Complexo Feliz Lusitânia

09 às 17 h – Ônibus “Expresso Cultural” - Trajeto até o Complexo Feliz Lusitânia com o circuito de Ação Educativa de Educação Patrimonial

23 a 29/09

Museu de Arte Sacra – Galeria Fidanza

Exposição fotográfica do Foto Cine Clube do Pará 

• TROCA-TROCA DE LEITURA

24 a 27/09

Museu de Arte Sacra – Biblioteca Antônio Landi

10 às 17 h 

• PROGRAMAÇÃO AUDIOVISUAL

26/09 • Quinta-feira

Territórios pela Paz – Bairro da Cabanagem

18h30 – Exibição do filme “Círio de Nazaré”, com a participação de Januário Guedes (MIS/SIMM/Secult)

• OFICINAS LIVRES

24 a 27/09

• 10 h – Forte do Presépio - Oficina de pintura ministrada por José Francisco (SIMM/Secult)

• 10 h – Forte do Presépio - Oficina de confecção de “pipas-arquiteturas dos museus”, ministrada por Saint’Clair Gonçalves, Reginaldo Santiago e Samuel Sóstenes (SIMM/Secult)

• 15 h – Forte do Presépio - Oficina de carimbos com grafismos marajoara e tapajônico, ministrada por Georgina Lobato e Carolina Pinheiro (SIMM/Secult)

• 14 h – Café Buffet do Museu de Arte Sacra - Oficina de montagem de maquetes, ministrada por Nilson Damasceno (SIMM/Secult)