Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Imprensa Oficial publica edital do 'Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019'

Por Ailson Braga (IOE)
19/09/2019 16h24

A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) publica no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (20) o edital “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019”, que vai premiar obras inéditas em prosa e poesia, de escritores de todas as regiões do Estado. O “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019” é o primeiro da linha de editais públicos de publicações que a editora do governo do Estado, por meio da Imprensa Oficial, está lançando a partir da instituição do decreto do governador Helder Barbalho sobre a Política de Edições e Publicações, assinado na abertura da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no último dia 24 agosto, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. O edital também foi apresentado e lançado dentro da programação do estande da Ioepa, no evento literário.

O prêmio visa incentivar a publicação de obras de escritores de todas as regiões de Integração do Estado: Araguaia, Baixo Amazonas, Carajás, Guajará, Guamá, Lago de Tucuruí, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim, Tapajós, Tocantins e Xingu. O edital estará disponível no site da Imprensa Oficial - www.ioepa.com.br. Serão premiadas até 13 obras literárias nesta edição, sendo 12 obras em prosa de cada uma das regiões de Integração e uma publicação com a coletânea de obras premiadas na categoria poesia, para todo o Pará. As obras serão lançadas na 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em 2020. A editora da Imprensa Oficial do Estado ficará responsável pela edição e impressão do material.

Moisés Alves, da Editora Pública da Ioepa, responsável pela elaboração do edital, informou que a Imprensa Oficial procurou, neste ano, estabelecer uma política de publicações de livros, revistas, jornais, e-books e cartilhas. “A gente inaugura um tempo de valorização da literatura paraense. Estamos muito felizes porque passamos a atender a um pedido que ouvimos muito dos escritores e produtores culturais nos municípios que visitamos. "Tudo é muito centrado na capital; nós somos invisíveis. Mudem isso. E isso começa a mudar a partir deste edital”, ressaltou Moisés Alves.

O presidente da Ioepa, Jorge Panzera destacou a importância do papel do “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019” para o atual momento do Pará. “A missão da Ioepa, dentro do direcionamento da política governamental, é dar voz a todos os grupos sociais, principalmente aos que têm essa voz esquecida ou abafada. O edital é um passo nesse caminho da democratização de acesso; dá chance a todos porque é uma concorrência pública, com recursos públicos, e que abrange as 12 regiões do Pará. O melhor caminho é fazer com que novos autores e trabalhos inéditos tenham a chance de competir de igual para igual. É um primeiro passo; é o começo de um projeto que pretende crescer e se tornar referência na produção literária paraense”, frisou Jorge Panzera.

Inscrição – As inscrições ao prêmio ocorrem no período de 4 de novembro a 13 de dezembro de 2019, com preenchimento de formulário próprio e envio da obra literária em arquivo em formato PDF, com tamanho de até 100 MB. Os candidatos ao “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019” devem ser maiores de 16 anos e inscrever apenas uma obra literária. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site da Ioepa. Não serão aceitas inscrições de obras que não sejam inéditas ou que tenham recebido patrocínio de qualquer outra instituição pública ou privada. O candidato deve preencher o formulário de inscrição, sendo obrigatório o preenchimento digital.

A seleção da obra será feita por meio de uma comissão composta por 12 membros, constituídas por profissionais de reconhecida atuação na área artística e literária. Entre os critérios de julgamentos serão avaliados a qualidade técnico-literária, criatividade e originalidade, e o conteúdo expressivo e simbólico.

A premiação das obras em prosa consiste na publicação em formato de livro tradicional em língua portuguesa, com tiragem de 600 exemplares para cada título. As obras em poesia selecionadas terão a publicação em coletânea única, em formato de livro tradicional em língua portuguesa.

Serviço: As informações completas sobre a premiação estão disponíveis no site da Imprensa Oficial, www.ioepa.com.br, a partir desta sexta-feira (20), quando o edital será publicado no DOE. As inscrições estarão abertas de 4 de novembro até 13 de dezembro de 2019.