Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BARCARENA

Campus da Uepa promove curso voltado para educação de surdos

Por Daniel Leite Júnior (UEPA)
19/09/2019 13h16

Campus da Uepa em BarcarenaEstão abertas, até sexta-feira (20), as inscrições para o curso “Capacitação e qualificação para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva e igualitária nos conhecimentos científicos contextualizados à vivência de estudantes surdos”. A atividade é promovida pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Programa Campus Avançado da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Podem participar professores da rede pública municipal de Barcarena e Abaetetuba, além de acadêmicos e comunitários em geral.

A capacitação será realizada pelo campus de Barcarena, entre os dias 23 a 27 de setembro, no horário de 8h às 18h. As inscrições são online e gratuitas.

O evento tem como objetivo promover e subsidiar teoricamente a educação inclusiva, contemplando, especificamente, os indivíduos surdos. A ideia é levar informações pertinentes para que os participantes possam trabalhar em prol do desenvolvimento da educação inclusiva. Entre os temas abordados, estão recursos didáticos para o ensino dos surdos, softwares para a educação desse público, além de noções básicas e fundamentais da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“O evento propõe discutir a questão da inclusão de pessoas surdas na educação regular, oferecendo, dessa forma, a possibilidade de formação complementar voltada para a importância de práticas de acessibilidade”, comentou o professor José Fernando Leal. Ele destacou a necessidade do debate sobre a participação do público de deficientes auditivos na cadeia produtiva do ensino.

A programação contará com oficinas, minicursos e palestras com temáticas diversificadas e que envolvem discutir caminhos e desafios da educação especializada em estudantes surdos ou com deficiência auditiva. Essa formação, também, busca permitir, entre os participantes, a troca de informações e experiências da docência sobre a real educação inclusiva desenvolvida nas escolas públicas.

A inscrição para o curso é obrigatória. Depois de inscrito no evento, o participante deve selecionar as atividades da qual deseja participar.

Serviço:
Capacitação e qualificação de professores atuantes e em formação docente para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva e igualitária nos conhecimentos científicos contextualizados à vivência de estudantes surdos – Programa Campus Avançado – Barcarena
Data: 23 à 27 de setembro
Endereço: Rua Tomás Lourenço Fernandes, Quadra 356, Lote 01 – Vila dos Cabanos – 68447-000 – Barcarena-PA
As inscrições gratuitas devem ser feitas, acessando este site