Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIENTIZAÇÃO

Mais de 200 pessoas participam da Abertura da Semana de Trânsito

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
18/09/2019 15h57

Mais de 200 pessoas estiveram na manhã desta quarta-feira (18), no auditório João Marques, do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), para a abertura da Semana Nacional de Trânsito 2019 (SNT). Sob o slogan “No trânsito, o sentido é a vida”, a semana este ano contará com uma extensa programação na capital e só termina no dia 25, em Marabá.

O evento desta quarta contou com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, e do diretor geral do Detran, Marcelo Lima Guedes, que estiveram à mesa acompanhados dos diretores do Detran, Bento Gouveia (Diretoria Técnico-Operacional), e Joércio Barbalho (Diretoria de Habilitação e Controle de Registro de Veículos), além de Ivan Feitosa, coordenador de fiscalização.

O diretor Marcelo Lima Guedes abriu o evento ressaltando a força do conteúdo da programação montada pelo órgão, que irá trabalhar e aprofundar diversos temas de interesse público que estão presentes no cotidiano dos cidadãos. Ele espera, inclusive, a presença em peso da sociedade nas palestras e mesas de debate para que se discuta o trânsito, assunto que impacta na vida de todos.

O uso indevido do celular ao volante, a alcoolemia e a falta do uso do capacete nos ciclomotores, serão atacados, segundo Guedes, como três pontos principais nas iniciativas de educação e fiscalização de trânsito durante a SNT. “Para isso, precisamos estender ao máximo essas discussões iniciadas aqui hoje para o interior do Estado e contamos com os esforços de nossos servidores e com a grande mídia”, avaliou. O diretor anunciou também que, em 2020, haverá um amplo processo de sinalização viária em todo Estado.

Em seguida, o secretário Ualame Machado reiterou a importância do discurso do diretor do Detran em mudar o enfoque das campanhas educativas, substituindo o “não morra” por “viva”, como forma de valorização do ser humano, que não pode ser reduzido a uma simples estatística. Ele lembrou ainda que o trabalho do Detran impacta na segurança pública, mas que antes de cobrar atitudes mais seguras da população é preciso criar condições seguras no trânsito. “Tudo passa pela ação dos órgãos públicos”, disse. O secretário ressaltou ainda que a educação no trânsito é um trabalho fundamental na melhoria dos índices de mortalidade.

Ainda como parte inicial da programação de abertura, foi exibido um vídeo com uma mensagem de conscientização às pessoas, alusiva à SNT, tendo como mote a pergunta “Qual seria o trânsito dos seus sonhos?”, com crianças dando as suas respostas, quase sempre pautadas por uma palavrinha mágica: respeito. Logo após, foram entregues as comendas “Amigo do Trânsito” a seis pessoas com relevantes serviços prestados ao trânsito paraense: Célio Jorge Corrêa, Nazareno Lobato Silva, Sergio Augusto de Souza Leal, Délcio Arthur Farias de Souza, Cel. Raimundo Nonato Barbosa Lima e o Dr. José Guataçara Corrêa Gabriel.

Na parte final da abertura, foram ministradas palestras sobre municipalização, a cargo do secretário-executivo do Conselho Estadual de Trânsito, o tenente-coronel Erick Miranda, e educação para o trânsito, dividida em dois momentos, o primeiro com o coordenador de educação de Trânsito do Detran, Victor Oliveira; e o segundo com o especialista na área, Eduardo Biavati, que traçou um panorama da situação do trânsito no Brasil e como melhorá-lo a partir do trabalho com a juventude, com base em um diálogo constante e honesto, para que, no futuro, essa nova geração seja um catalisador para atitudes que evoquem um trânsito mais seguro.