Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CORPO DE BOMBEIROS

Operação segue combate a incêndios em Novo Progresso e Marabá

Por Igor Luz (CBM)
18/09/2019 14h27

No início desta semana, a Operação Fênix avançou positivamente em Novo Progresso, sudoeste do Pará. O Corpo de Bombeiros e o Exército Brasileiro se deslocaram pela manhã até uma localidade a 36 km do município, 1h20min de tempo aproximado. A guarnição chegou ao local e se deparou com focos de incêndios sem risco. Um deles se propagava rápido devido aos ventos fortes, tendo o risco de atingir uma mata próxima, sendo debelado logo em seguida.

No início da tarde, a guarnição se deslocou para a Fazenda Água Viva, para conter um incêndio de média proporção que se alastrava em área de mata virgem. O mesmo foi contido pelos militares. À noite, os militares se deslocaram até para uma área distante 20 km de Novo Progresso – 35min de tempo aproximado, para conter um incêndio de média proporção que se alastrava em área de cerrado, que foi contido com a chegada da equipe.

Nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18), os bombeiros atuaram em duas fazendas, a 40 km e 30 km do município respectivamente. Na primeira área, foi feito um aceiro para que o fogo não progredisse em direção à mata virgem; no segundo, ao chegar na área, o fogo já tinha sido controlado.

Marabá – A corporação continua no combate às queimadas nas regiões de mata em Marabá. Na última segunda-feira (16), no bairro Bom Jesus, 8 km da Unidade Bombeiro Militar do município, uma guarnição realizou combates de focos de calor em uma área ampla de vegetação, de aproximadamente 1.600 metros quadrados. As chamas foram controladas, evitando danos maiores na região.

Na tarde de terça-feira (17), os bombeiros foram acionados para combater um incêndio em um terreno particular. As chamas estavam atingindo uma área de 400 metros quadrados. Os militares usaram técnicas de combate incêndios florestais e reduzindo perdas maiores à propriedade.