Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFORÇO

Força-tarefa combate queimadas no oeste do Pará

Por Governo do Pará (SECOM)
15/09/2019 21h28

Ao todo, 227 homens estão trabalhando para conter o fogo.Uma força tarefa montada pelo governo do Estado atua para combater o incêndio na região de Alter do Chão e Ponta de Pedras, no oeste do Pará. De acordo com o comandante do 4° Grupamento Militar, tenente coronel Tito Azevedo, os três focos de incêndio em Alter já foram extintos, e ainda há um sendo combatido na região Samaúma e Capadócia, em Ponta de Pedras. O local constitui uma Área de Preservação Ambiental (APA), de modo que não há população em risco.

Ao todo, 227 homens estão trabalhando para conter o fogo, sendo 57 militares do CBMPA, 150 homens do Exército Brasileiro e 20 brigadistas voluntários treinados pelos bombeiros, além do apoio da Prefeitura de Santarém, Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Foi feito um “aceiro” (área semelhante à uma trilha que é limpa para isolar a área) com o objetivo de quebrar o avanço dos focos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o clima seco da região dificulta o trabalho das equipes. "Não chove há aproximadamente 20 dias e os ventos fortes dificultam o combate. O local também é de difícil acesso, porém estamos com ações estratégicas para resolver o problema", reforçou tenente coronel Tito.

Apoio – O governador Helder Barbalho solicitou apoio do Governo Federal, por meio da operação de Garantia de Lei e Ordem (GLO), que atua no controle das queimadas, para reforçar o trabalho de combate as chamas na região. O contato foi feito na noite de domingo (15) com o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. O comandante do Conjunto Norte, general Paulo Sérgio, também pediu assistência ao Comando Militar da Amazônia, para deslocamento de um avião pipa.

O primeiro foco foi identificado no sábado (14) e atingiu uma área de mata conhecida como Capadócia, que fica entre a localidade de Ponta de Pedras e a vila de Alter do Chão. As chamas foram controladas no domingo (15).Na manhã desta segunda-feira (16), um drone foi utilizado para fazer o reconhecimento da área. O sobrevoo ajudou as equipes a identificar os locais afetados e distribuir as frentes de trabalho para atuar de forma intensiva.

A Semas enviou uma equipe ao local para atuar, caso seja identificada alguma situação que configure crime ambiental. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Conflitos Agrários de Santarém, instaura nesta segunda um inquérito para investigar se o incêndio foi provocado e também situações que envolvam crimes ambientais.

"Vamos contar com policiais civis da Superintendência Regional, da Seccional de Santarém, da Delegacia de Alter do Chão e do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Santarém. O inquérito será presidido pelo delegado Fábio Amaral, da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) do município", explica o titular da Superintendência da Polícia Civil do Baixo Amazonas, Jamil Casseb. Segundo ele, essas equipes irão se deslocar à área dos incêndios em Alter do Chão ainda nesta segunda-feira.

Santarém – O primeiro foco foi identificado no sábado (14) e atingiu uma área de mata conhecida como Capadócia, que fica entre a localidade de Ponta de Pedras e a vila de Alter do Chão. As chamas foram controladas no domingo (15), quando um novo foco de incêndio foi identificado pela equipe do Corpo de Bombeiros na região.