Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Cerca de 100 professores participam da abertura do Forpem

Por Isabela Quirino (EGPA)
14/09/2019 20h23

Este sábado (14) foi dia de capacitação para quase 100 professores de ensino médio da rede pública estadual dos bairros Benguí, Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme, Icuí e Nova União, integrantes do Programa TerPaz em Belém, Ananindeua e Marituba.  

A Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) realizou, durante a manhã, a abertura do programa de Formação de Professores do Ensino Médio (Forpem). A capacitação é voltada para as áreas de conhecimento aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Durante a fala de abertura, a diretora geral da EGPA, Evanilza Marinho, destacou a alegria de colaborar com a promoção de uma capacitação voltada para os professores. “Os professores são servidores da rede pública, a clientela da Escola de Governança, e é uma alegria muito grande para nós poder receber essa formação que vem da parceria com a Seduc, colaborando com a grande missão de melhorar a prática diária de cada professor”, disse. 

"A partir do diagnóstico da necessidade de capacitação dos professores, foi feita a parceria entre a Seduc e a Escola de Governança, que tem estrutura e experiência para realizar essa capacitação", explicou Anderson Costa, um dos coordenadores do projeto.

A cerimônia de abertura contou também com um momento descontraído para os professores, com uma ginástica laboral, guiada pelos professores Fabrício Duarte e Glau Pinheiro, do Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc.

Programação – A capacitação neste sábado foi realizada em dois momentos. Após a cerimônia de abertura, todos acompanharam a palestra do professor Luciel Macêdo, um dos responsáveis pela elaboração do projeto do Forpem. Depois de um intervalo, os docentes foram divididos em classes, de acordo com sua área de conhecimento. 

"Nós conhecemos a realidade dos nossos alunos e precisamos estar por dentro do Enem. Um projeto como esse só pode ser bom para nós", disse Michel dos Reis, professor de matemática na escola Cidade de Emaús, no bairro Benguí. 

A turma conta ainda com mais dois sábados de capacitação, dia 21, ainda na sede da EGPA, e no dia 28, uma culminância com os alunos de suas escolas de origem, a ser realizada no Complexo Centenário da Assembleia de Deus. A próxima turma será nos dias 5, 19 e 26 de outubro. 

Projeto – O Forpem é um projeto da EGPA, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Conta com a colaboração da Coordenação do Ensino Médio, Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor) e Unidades Seduc na Escolas (USEs).