Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO CIDADANIA

Mais 4 mil carteiras de identidade são emitidas em Marabá

Por Walrimar Santos (PC)
12/09/2019 20h34

A Polícia Civil concluiu, na quinta-feira (12), a ação de cidadania realizada, durante dez dias, em Marabá, no sudeste do Pará, para atender a necessidade da população da região pela carteira de identidade. Ao todo, 4 mil RGs foram emitidos, atingindo assim a meta estabelecida para o atendimento à comunidade da região. Iniciada no último dia 2, a ação foi realizada no Centro de Convenções Carajás, localizado no Centro Integrado de Governo, na sede do município.

Para obter o RG, foi necessário apenas apresentar a certidão de nascimento ou casamento original, duas fotos 3x4 e um comprovante de endereço. Os documentos foram entregues em um prazo de 48 horas. Ao todo, 13 servidores participaram do trabalho em Marabá.

A população comemorou a iniciativa. Moradora da comunidade Cedrium, a agricultora Sabrina Brena Silva Mota veio da zona rural do município para obter uma nova carteira de identidade. Ela conta que ficou sabendo da ação por meio de notícia divulgada no rádio e aproveitou para atualizar seu documento de identidade. Para outro morador de Marabá, Heber Marcos Cruz de Souza, a oportunidade de obter um novo RG também serviu para atualizar o documento, que já estava antigo. Para ele, será importante na busca pelo emprego. 

"Em média, os atendimentos foram realizados por dia até as 18h", explica o responsável pela coordenação da emissão dos documentos, Ducivaldo Reis da Costa.

Abastecimento – A equipe da Diretoria de Identificação que foi a Marabá levou material usado na confecção de carteiras de identidade para abastecer os postos de identificação da Estação de Cidadania em Marabá e para atender também o posto de Parauapebas. No total, seis mil fichas datiloscópicas foram repassadas.

Ação Social – A programação fez parte da programação realizada pelo governo do Estado, por solicitação da Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste, em parceria com a Polícia Civil. Nos três primeiros dias, 2 a 4 de setembro, houve ainda emissões de certidões de nascimento e de casamento, além de orientações jurídicas. A população contou ainda com atendimentos estéticos, como limpeza facial e maquiagem. Muitas pessoas aproveitaram também os serviços de saúde oferecidos no local, como aferição de pressão arterial e glicemia, e testes rápidos de HIV, Hepatites B e C, e sífilis.

Dezenas de mulheres buscaram orientações junto à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), que esteve presente no local, onde foram prestadas orientações sobre violência doméstica e familiar, registros de boletim de ocorrência, requerimento de medidas protetivas, encaminhamento para exame pericial e para atendimento social no Programa ParáPaz.

"A ação tem por meta promover a aproximação com a comunidade e atender à demanda da população pelo documento de identidade", explicou a delegada Claudilene Souza Maia, do projeto de Polícia de Proximidade da Polícia Civil. 

As ações tiveram as parcerias com instituições como Faculdade de Carajás, Prefeitura Municipal, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e movimentos sociais de mulheres.