Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Secretários municipais de Saúde visitam o Hospital Regional de Santarém

Por Governo do Pará (SECOM)
12/09/2019 13h22

O Hospital oferta as especialidades de Neurocirurgia, Oncologia, Unidade de Terapia Renal, Unidade de Terapia Intensiva, Traumatologia e conta com um Centro de Estudos e Pesquisas. O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, recebeu na quarta-feira (11) a visita de secretários de saúde de 12 municípios do Pará. Acompanhados pela direção da unidade e de integrantes do Governo do Estado, os gestores conheceram a estrutura e o funcionamento de diversas especialidades: Neurocirurgia, Oncologia, Unidade de Terapia Renal, Unidade de Terapia Intensiva, Traumatologia e o Centro de Estudos e Pesquisas. O Regional de Santarém é a unidade fora da capital do Estado que mais possui especialidades, ofertando 35 serviços. 

A secretária de Saúde de Redenção, Cleide Arruda, destacou que é comum a Central de Regulação do Estado abrir vagas para pacientes do município fazerem tratamento de alta complexidade no HRBA. Ela destacou a necessidade de conhecer o espaço para onde os munícipes são transferidos, e fez questão de elogiar a excelência de acolhimento diferencial do serviço oferecido na UTI.

"Já tinha visto a experiência de leitos compartilhados em UTI no Estado de Goiás, que é uma experiência muito exitosa. No Pará eu não tinha visto ninguém trabalhar dessa forma, e aqui no Hospital Regional de Santarém vi a experiência funcionando como em Goiás e fiquei maravilhada. O acompanhante ali junto com o paciente, vendo a evolução do seu familiar, ajudando no processo, isso é muito bonito", destacou a secretária Cleide.

A diretora da 9ª Regional da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), Marcela Tolentino, reforçou a necessidade do fortalecimento da saúde nos municípios do Pará. "É importante os secretários terem em mente como está formada sua rede, quais os serviços disponíveis, mas sem esquecer do fortalecimento da atenção básica, para assim, evitar sofrimentos futuros. Se as pessoas cuidarem da alimentação, buscarem mais qualidade de vida, terão mais chances de não serem hipertensas ou diabéticas, por exemplo. Por outro lado, se os diabéticos e hipertensos não tomarem a medicação adequada, futuramente serão portadores de doença renal crônica, e isso provocará também uma necessidade de atendimento mais especializado", explicou.

A excelência dos serviços prestados no HRBA é referência em saúde não apenas para a região onde está localizado, mas para todo o Estado. "Recebemos secretários de Paragominas, Capitão Poço, Redenção, Rondon do Pará, Bragança, Ourilândia e tantos outros que encaminham pacientes para cá em especialidades importantes. Essa troca de informações é importante porque eles passam a conhecer o trabalho que nós desenvolvemos. A visita foi extremamente produtiva. Temos certeza que levaram muitas informações importantes que podem ser utilizadas no seu dia a dia na gestão de saúde dos seus municípios, além de estreitarmos os laços", finalizou o diretor hospitalar do HRBA, Hebert Moreschi.