Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRITÓRIOS PELA PAZ

Professores participam de capacitação voltada para o Enem

Por Isabela Quirino (EGPA)
11/09/2019 15h33

A Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) realizará, nos dias 14, 21 e 28 de setembro e 5, 19 e 26 de outubro, uma capacitação para os professores das escolas de Ensino Médio dos Territórios Pela Paz (TerPaz). Serão mais de 150 professores formados em um curso de 20h.

Tendo como objetivo principal a capacitação destes professores, o projeto foca a qualificação na perspectiva das áreas de conhecimento aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A formação ocorre tanto presencialmente quanto on-line, pela plataforma EaD da EGPA. Além disso, 12 professores, 3 de cada uma das 5 áreas de conhecimento aplicadas no Enem, serão capacitados para atuarem como formadores. 

Nestas duas primeiras edições, as inscrições foram abertas exclusivamente para os professores atuantes no último ano do ensino médio das escolas estaduais de Ensino Médio dos bairros Benguí, Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme, Icuí e Nova União, integrantes do Programa TerPaz.

“Queremos ampliar as condições para que os educadores possam compreender o processo de construção das matrizes de referência, com ênfase nas utilizadas pelo Enem”, explicou a diretora geral da Escola de Governança Pública do Estado, Evanilza Marinho.

O Forpem busca possibilitar aos professores o desenvolvimento de novas habilidades. Dentro do projeto, os professores terão a oportunidade de se familiarizar com o ensino por competências e habilidades, além da interdisciplinaridade e contextualização do ensino.

“Todos sabemos da importância do Enem, que é a via de acesso do aluno para as universidades públicas, considerando isso, o Forpem nasceu do esforço conjunto de muitos professores”, comentou Evanilza. 

Serão dois dias de aula para os professores e um terceiro dia de culminância, com uma aula prática, quando será realizado um “aulão” com os alunos das escolas de origem dos professores que estarão participando da capacitação. 

Projeto - O Forpem, Formação de Professores do Ensino Médio, é um projeto da EGPA realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Conta com a colaboração da Coordenação do Ensino Médio, Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor) e Unidades Seduc na Escolas (USEs).

Serviço: O Forpem, Formação de Professores do Ensino Médio, será realizado nos dias 14, 21 e 28 de setembro e 5, 19 e 26 de outubro. Os dias de curso presenciais serão realizados na sede da EGPA e as culminâncias, no Complexo Centenário da Assembleia de Deus, sempre a partir das 8h.