Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MINERAÇÃO

Codec integra comitiva do governo do Pará na Exposibram 2019

Por Igor Nascimento (SEMAS)
09/09/2019 15h28

Governador, Helder Barbalho, ao centroA Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) participa, a partir desta segunda-feira (9), da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram). O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), em Belo Horizonte (MG), e conta com a presença confirmada do governador Helder Barbalho.

Presente no estande do Governo do Pará, a Codec somará a sua experiência com a gestão dos Distritos Industriais paraenses às atuações das demais instituições do Estado que compõem a comitiva, indicando aos empresários e investidores do setor a disponibilidade de áreas industriais, a logística favorável e as vantagens de se investir no Pará, com o apoio institucional à implantação de novos empreendimentos.

De acordo com o presidente da Codec, Lutfala Bitar, o papel do órgão no evento é importante. “Abrigamos aqui no Pará a maior província mineral do mundo, por isso temos a responsabilidade de atrair cada vez mais investimentos produtivos para esse setor”, disse.

O gerente de Relações Institucionais da Companhia, Evandro Diniz, que estará no evento, explica que a fabricação de bens no mundo inteiro não pode prescindir hoje dos metais e, portanto, o desafio a ser vencido pelo Pará é a canalização dos benefícios da exploração mineral para o Estado e, principalmente, para os seus habitantes.

Uma das maiores exposições de mineração da América Latina, a Exposibram 2019 vai reunir, em quatro dias, centenas de empresários e representantes de organizações governamentais e privadas.“Somos a principal província de mineração do mundo. No ano passado, 88% do total das exportações do Pará foram das Indústrias de Mineração e Transformação Mineral. Por isso temos diversas oportunidades, como, por exemplo, na cadeia de fornecimento que se forma no entorno dos projetos de mineração, com destaque para serviços de fabricação, montagem e manutenção mecânica que têm grande capacidade de impactar positivamente a economia local, além de servirem para alavancar outras cadeias industriais com maior competitividade”, detalhou.

Ainda segundo Evandro, a Codec vai aproveitar o evento para prospectar empresas de bens e serviços e que são especialistas no fornecimento para a mineração, apresentando o cenário industrial do Estado e as possibilidades de outros fornecimentos fora da mineração, aumentando as possibilidades de atração de investimentos para o Pará.

O evento – Uma das maiores exposições de mineração da América Latina, a Exposibram 2019 vai reunir, em quatro dias, centenas de empresários e representantes de organizações governamentais e privadas em uma oportunidade de relacionamento institucional e de promoção de negócios com diversos players do setor minerário. No total, são mais de 15 mil m² de estandes reunindo mineradoras com atuação global, além de fornecedores de produtos e serviços.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Iran Lima, também já tem participação confirmada, assim como profissionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e do Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro do Pará.