Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Paranaenses visitam o Mangueirão e se encantam pelo estádio

Por Paula Portilho (EMATER)
06/09/2019 13h16

Trazidos a Belém do Pará em razão de participação no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), que acontecerá até o sábado (07) na Universidade Federal do Pará (UFPA), cinco acadêmicos do 3° e 4° ano do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), sediada em Guarapuava (PR), colocaram no roteiro da viagem uma visita ao Estádio Olímpico do Estado do Pará/EOP, o Mangueirão.

A visita ocorreu, na manhã desta sexta-feira (6), por meio do Projeto de Extensão “Centro de Visitação”, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) com apoio da UFPA, que visa proporcionar ao visitante a experiência de conhecer os locais que ficam restritos em dias de jogos. 

A universitária Mayara Maier foi quem incluiu o Mangueirão na lista de locais na capital paraense para o grupo conhecer. “Pesquisamos os pontos turísticos aqui e vi, na internet, que o estádio tem um projeto de visita guiada e marcamos para conhecer. Estou gostando muito”, disse.

Já Priscila Pollon ressaltou que a visita é uma oportunidade de contato com outra cultura. “É muito bom visitar o estádio e conhecer um pouco da história local, de fatos importantes do futebol. Olhar o estádio assim já nos permite imaginar a energia nos dias de jogos”, comentou a estudante.

Outros locais visitados pelos universitários nessa primeira viagem a Belém foram o complexo do Ver-O-Peso e a Ilha do Combu. Todos destacaram a culinária paraense como a grande experiência da viagem.

O Mangueirão foi classificado pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace) como uma das melhores praças esportivas do Brasil, sendo uma das mais belas obras da arquitetura e engenharia da capital paraense. “O Mangueirão é um estádio que apresenta um belo projeto arquitetônico. Qualquer pessoa que ingressar pela primeira vez, independente do evento que irá participar, ficará maravilhada por suas curvas e tamanho”, afirma Adélio Mendes, diretor do EOP.

A gestão do EOP/Mangueirão é de responsabilidade da Seel. A visita dura em média 50 minutos e os horários disponíveis são de 8h30 às 12h e das 14h às 16h30, de segunda a sexta, exceto feriado e em dias de jogos, obedecendo a uma quantidade máxima de 50 pessoas por grupo. O agendamento das visitas deve ser solicitado pelo e-mail visitamangueirao@gmail. Mais informações: (91) 3131-2850/ 2851.