Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Corredores participam de campanha de doação de sangue em Ananindeua

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
06/09/2019 13h10

Nos dias 5 e 6 de setembro, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (HEMOPA), realizou a campanha externa de coleta de sangue no Shopping Métrópole, em Ananindeua, em apoio a Campanha Corrida da Paz da Associação de Servidores da Polícia Federal do Pará (ASPF-PA).

Equipe do ’Papão Léguas’ que auxiliou na campanhaO guarda municipal, João Bosco, chegou cedo para doar sangue. Ele é voluntário há mais de 30 anos. “Eu tinha 20 anos quando comecei a doar e desde então faço com frequência. Me sinto muito bem doando”, destacou o servidor público.

A ação mobilizou muitas equipes de corrida de rua, como a ‘Só-corre’. Dezenas de atletas se juntaram em prol da causa. “No nosso grupo, muitas pessoas que disseram ter medo estão aqui, hoje, superando tudo pela solidariedade”, disse  Elisângela Barbosa, assistente social e coordenadora do grupo.

A unidade móvel do Hemopa ficou estacionada na área interna do estacionamento do Shopping Metrópole Ananindeua que sempre foi parceiro de ações da Fundação. E além das equipes de corredores, muitos cidadãos que estavam de passagem pelo Shopping pararam por alguns minutos para fazer suas doações.

Corredoras animadas com a doaçãoPaulo Bezerra, presidente da Fundação, esteve no local para prestigiar mais uma ação externa. “Essa é uma grande estratégia do Hemopa. A descentralização da coleta favorece a nossa missão que é de coletar sangue para ajudar a salvar vidas. O Hemopa está indo ao encontro do doador. E essas parcerias são essenciais, pois nos ajudam a concretizar os trabalhos de forma eficiente”, destacou.

O município de Ananindeua representa 30% dos doadores da região metropolitana. Um número expressivo e que justifica o Posto de Coleta fixo, no bairro Castanheira, no KM 1 da Rodovia BR 316.

Corrida da Paz

A Associação dos Servidores da Polícia Federal vai realizar a 4ª edição da Corrida da Paz, no dia 6 de outubro. Como parte da Campanha, o presidente do Comitê organizador do evento, Elias Rêgo, entrou em contato com o Hemopa para realizar essa atividade de coleta de sangue junto aos atletas.

“Na Associação, nós temos como premissa, a valorização da saúde dos nossos servidores. E percebendo a importância da doação de sangue, decidimos procurar o Hemopa e pedir esse apoio para agregar na nossa Campanha da Corrida da Paz”, disse Elias.

Cerca de 80 bolsas de sangue foram coletadas durante a campanha da ASPF-PA, ou seja, as doações podem ajudar até 400 pacientes adultos ou 800 pacientes infantis.

A atleta de corrida, Meire Moura, faz parte da equipe ‘Papão Léguas’. Ela começou a doar sangue por uma necessidade que o filho teve. Agora ela doa de forma voluntária, pois sabe que pode salvar vidas. “Nossa equipe veio hoje mobilizada pela Corrida da Paz e nunca nego um pedido solidário. Eu sei que posso ajudar muitas pessoas com essa atitude”.

Para doar sangue - É preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Mais informações: 0800 280 8118/ 3110-6500.