Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
7 DE SETEMBRO

Amazônia Jazz Band apresenta concerto em homenagem à Independência do Brasil

Por Úrsula Pereira (SECULT)
05/09/2019 13h04

Para celebrar a Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, a Amazônia Jazz Band (AJB) apresenta um super concerto, neste dia, a partir das 20h, sob a regência do maestro Nelson Neves, com participação especial do saxofonista Thiago Levy. A realização é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Academia Paraense de Música (APM) e apoio do Theatro da Paz e Fundação Cultural do Pará (FCP).

No programa estarão músicas como o Hino Nacional Brasileiro, uma composição de Joaquim Osório Duque Estrada (letra) e Francisco Manuel da Silva (música), declarada oficialmente como o hino de nosso país em 1922. E uma curiosidade: a música já estava composta desde 1822, como uma celebração pela renúncia de D. Pedro I. Para apresentação da AJB, o arranjo foi realizado por Tynnoco Costa.

Para o maestro Nelson Neves, é uma honra conduzir a big band neste concerto que busca rememorar a nossa história. “Dentro deste contexto, de um dia que marca a nossa independência enquanto país, decidimos executar músicas mais apropriadas, como o nosso Hino Brasileiro, e outras com caráter patriótico, com arranjos bastante especiais e significativos. Sempre com repertório bastante eclético, uma marca registrada da AJB”, explica Nelson Neves.

E para continuar a noite de espetáculo musical, a música erudita entra na rota com “Symphony n°40”, de Mozart com arranjo de Gordon Goodwin, será apresentada também, ao lado de “The Crescent City Stomp”, de Eric Richards; “Blue”, de Bobby Shew, com arranjo de Gordon Brisker; e “In Her Family”, de Pat Metheny, com arranjo de Bob Curnow. E mais músicas de Astor Piazzola, Eric Richards, Sammy Nestico e Jymmy Webb.

O concerto conta com a participação especial do saxofonista Thiago Levy para a composição “The Battle Hymn Of the Republic”, canção patriótica dos Estados Unidos, composta por Julia Ward Howe em 1861 e que se tornou muito popular durante a Guerra Civil Americana. Thiago Levy é saxofonista, professor, compositor, arranjador e regente. Atualmente ele leciona na classe de saxofone e direção de Big Band da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA).

Serviço: A Amazônia Jazz Band (AJB) apresenta um concerto em homenagem à Independência do Brasil, no Teatro Margarida Schivasappa (Av. Gentil Bittencourt, 650), neste sábado (7), às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos serão disponibilizados na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 18h30.