Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABERTURA

'Il Matrimônio Segreto' abre a 1ª temporada de óperas do XVIII Festival de Ópera do Theatro da Paz

Por Úrsula Pereira (SECULT)
04/09/2019 14h57

A ópera, que abre a temporada de 2019, tem dois atos e é ambientada em Bolonha durante o século XVIII.Começa na próxima sexta-feira (06) o XVIII Festival de Ópera do Theatro da Paz, em Belém, com a apresentação da comédia "Il Matrimônio Segreto", de Domenico Cimarosa. A programação do Festival segue até 22 de dezembro, incluindo mais duas óperas: "Suor Angélica”, de Giacomo Puccini, e "Amahl e os visitantes da noite", de Gian Carlo Minotti, que terá uma de suas récitas aberta ao público e apresentada em um palco externo.

A ópera, que abre a temporada de 2019, tem dois atos e é ambientada em Bolonha durante o século XVIII e narra a história do comerciante Geronimo, que propõe um dote ao Conde Robinson, para casar com sua filha mais velha, Elisetta, para que ela se torne parte da nobreza. Robinson, contudo, apaixona-se por Carolina, a filha mais nova. Carolina, entretanto, está apaixonada por Paolino, empregado de seu pai e se casa com ele secretamente, causando uma grande confusão.

O espetáculo terá a participação dos aprovados no "I Curso de Formação em Ópera" que selecionou 20 cantores líricos profissionais. O grupo receberá capacitação musical e cênica para que, ao final de quatro anos, esteja preparado com excelência para formar um corpo fixo de cantores líricos do Theatro da Paz.

Para Daniel Araújo, diretor geral do Festival e do Theatro da Paz, o Pará possui vozes belíssimas. São cantores que já atuam profissionalmente e muitos ainda em formação. "O que eles precisam é que a gente invista neles, pois quanto mais estiverem preparados para desenvolver seus papeis, mais rapidamente chegaremos ao grau de excelência que buscamos", comentou.

Novo formato

Em 2019 o "Festival de Ópera" estreia com uma nova roupagem, deixando de ser somente uma mostra de ópera e apresenta um modelo mais amplo e contínuo, distribuído ao longo de seis meses (de agosto e dezembro), em cinco ações distintas: Temporada de Ópera, Formação, Temporada de Concertos, Teatro Musical e Itinerância.

Em 2020, o Festival de Ópera será realizado durante o ano todo, ampliando o campo de trabalho para todos os artistas e técnicos envolvidos nas produções. A seleção do elenco e do corpo técnico priorizou a valorização de artistas locais que já alcançaram grau de excelência em ópera. Grandes nomes do cenário operístico nacional e internacional também participarão das montagens do XVIII Festival de Ópera do Theatro da Paz, promovendo o intercâmbio de experiências e oferecendo ao público paraense espetáculos de alto nível artístico.

Em 2019 o ″Festival de Ópera″ estreia com uma nova roupagem, deixando de ser somente uma mostra de ópera e apresenta um modelo mais amplo e contínuo, distribuído ao longo de seis meses (de agosto e dezembro).

Il Matrimônio Segreto

Quando 'Il Matrimonio Segreto', de Domenico Cimarosa (1749-1801) estreou em 7 fevereiro de 1792 em Viena, faziam apenas dois meses que Mozart havia falecido e cinco meses que a Flauta Mágica havia estreado na mesma cidade.

Logo após a morte de Mozart, o imperador Joseph II morreria também e foi sucedido por seu irmão mais novo, Leopold II, que vivia na Itália, onde já era amigo de Cimarosa e, ao assumir o trono, elege o compositor italiano como Maestro de Capella da corte vienense, lhe encomendando uma primeira ópera em dezembro de 1791.

A ópera estreou em uma matinê do Burgtheather de Viena e foi muito bem recebida pelo público e pela família real presente. Entusiasmado, Leopold II ofereceu um jantar para o elenco e pediu que a ópera fosse repetida na íntegra. O que se transformou no mais longo "bis" da história da música.

De acordo com Walter Neiva, diretor cênico do espetáculo, “O Matrimônio Secreto” ocupa um lugar importante na história da música lírica. "Em 30 anos de carreira é a primeira vez que dirijo uma montagem de ‘Il Matrimonio Segreto’, de Domenico Cimarosa, obra que sempre me atraiu. E agora, trabalhando diretamente com esta peça, pude entender o quão difícil é dirigi-la. O elenco, por exemplo, formado por seis cantores, praticamente não sai de cena e a psicologia dos personagens tem momentos bem complexos". E concluiu. "Encontrei no ambiente de trabalho, muito acolhimento e boa vontade de toda equipe técnica. Estou bastante contente com o elenco de Belém e com a parceria com o Maestro Miguel Campos Neto, que é muito participativo nos ensaios e colaborou em tudo que necessitei da orquestra. Assim se faz ópera. O que posso adiantar é que procurei valorizar o texto, que é muito bem escrito, e torná-lo mais comunicativo, enfatizando seu lado cômico para uma plateia dos dias atuais".

O espetáculo terá a participação dos aprovados no ″I Curso de Formação em Ópera″ que selecionou 20 cantores líricos profissionais. Joias irreverentes para uma ópera irreverente

A joalheira Isabella Blanco, reconhecida por seu profundo trabalho de pesquisa histórica e criação autoral, foi escolhida para criar as joias da ópera Il Matrimônio Secreto. Suas peças vestirão os personagens Carolina, Elisetta, Fidalma e o Conde Robinson e são inspiradas em suas personalidades e em momentos da trama.

De acordo com Isabella Blanco, durante três meses a designer e o figurinista Fernando Leite mergulharam no rico século XVIII, desde peculiaridades da época até móveis, arquitetura, moda e histórias cheias de emoções. "Preparar essa coleção foi um desafio e, ao mesmo tempo, uma diversão. O mergulho na moda, no estilo de vida, nos usos e costumes do século XVIII se transformou em uma 'viagem' fundamental para entender o contexto da ópera", e continuou. "Sinto-me honrada em participar, e agradecida com a oportunidade que me foi dada por Fernando Leite e Walter Neiva, diretor do espetáculo", finalizou.

A designer teve a liberdade de criar usando elementos ora divertidos, como botões em formato de nozes, ora românticos, como um camafeu vintage. Mas com o desafio de manter a mesma paleta de cores dos trajes e acrescentar irreverência às peças. A joia que Conde Robinson veste, por exemplo, é um quebra-cabeças, pois em determinado momento da ópera, suas decisões servirão para encaixar cada personagem em seu devido lugar.

Todas as joias foram confeccionadas artesanalmente em prata e bronze, e receberam banhos de ouro amarelo e ródio. Materiais como bakelite, fragmentos de chifre, botões antigos de resina e ametistas compõem as criações.

“Isabella foi minha primeira escolha por seu trabalho sério de pesquisa histórica e por seu background no universo da moda, artes e antiguidade. Ela não faz 'cópias' e sim interpreta períodos e estilos, imprimindo personalidade em tudo o que cria”, explica Fernando Leite.

Ficha técnica "Il Matrimonio Segreto" – Domenico Cimarosa

Direção Cênica: Walter Neiva
Direção Musical e regência: Miguel Campos Neto
Direção Geral: Daniel Araújo
Direção Artística: Jena Vieira
Direção de Produção: Nandressa Nunez

Elenco

– Carolina, a filha mais jovem: Kézia Andrade (soprano)
– Elisetta, filha mais velha de Gerônimo: Lanna Bastos (sobrano)
– Fidalma, sua irmã: Edinéia de Oliveira, Alemanha (mezzosobrano)
– Conde Robinson, um nobre inglês: Fellipe Oliveira, Itália (barítono)
– Gerônimo, comerciante bolonhês: Saulo Javan, São Paulo (baixo)
– Paolino, empregado de Geronimo: Antônio Wilson (tenor)

Atores

Mordomo: Emanuel de Freiras
Assistente: Kadu Santoro
Assistente: Lanna Filgueiras

Técnica

Direção de Palco: Claudio Bastos
Cenografia: Claudio Rego de Miranda
Figurino: Fernando Leite
Visagismo: Omar Júnior
Legenda: Gilda Maia
Pianista co-repetidora: Ana Maria Adade
Iluminação: Rubens Almeida

Programação

"Il Matrimonio Segreto", de Domenico Cimarosa
Theatro da Paz - Dias 06, 08 e 10 de setembro, às 20h
Coaching Vocal – Expressão vocal e Interpretação Musical do Repertório Operístico (com Gabriel RheinSchirato)
De 16 a 20 de setembro, às 14h

 "Suor Angélica”, de Giacomo Puccini
Igreja de Santo Alexandre - Dias 21, 23 e 25 de outubro, às 20h

Oficina de Teatro – Dramaturgia Pessoal do Ator I (Alberto Silva)
De 28 de outubro a 22 de novembro

 Concerto da OSTP

Theatro da Paz - Dia 31 de outubro, às 20h

Apresentação dos Alunos do I Curso de Formação em Ópera e OSTP
Dia 07 de novembro

Musical "Árvores que tocam" - Composição do Thiago D'Albuquerque e direção musical de Vanildo Monteiro

Theatro da Paz  - Dias 12, 15 e 16 de novembro, às 20h

Concerto Coro e OSTP
Theatro da Paz - Dia 18 de novembro, às 20h

Oficina de Teatro – Dramaturgia Pessoal do Ator II (Cláudio Barros)
De 25 de novembro a 20 de dezembro

"Amahl e os visitantes da noite", de Gian Carlo Minotti
Theatro da Paz - Dias 17, 19 e 21 de dezembro, às 20h

Serviço: O XVIII Festival de Ópera do Theatro da Paz. Venda de ingressos na bilheteria do teatro, de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h; aos sábados de 8h às 14h; aos domingos de 8h às 12h; nos dias de espetáculo até às 20h. Os interessados também poderão adquirir pelo site Ticket fácil. Informações pelo telefone (91) 4009-8750.