Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS

Concórdia e Aurora do Pará recebem serviços de abastecimento de água

Por Barbara Brilhante (PGE)
04/09/2019 09h23

Em Concórdia do Pará, melhorias vão beneficiar moradores de dez bairrosAs obras do sistema de abastecimento de água de Concórdia do Pará, no nordeste do Estado, devem ser concluídas até o final deste mês. A informação foi confirmada na tarde de terça-feira (3), durante visita técnica de uma equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) no município.

“Estamos dando prioridade para concluir obras que, há anos, vêm se arrastando no Estado. O sistema deve levar água de qualidade aos moradores de Concórdia e queremos que este serviço seja estabelecido e inaugurado o quanto antes”, disse o secretário executivo da Sedop, Ruy Cabral. A previsão é que o sistema beneficie 2.100 famílias, abastecendo dez bairros da cidade: Centro, Ramiro Paz, São Pedro, Bairro Novo, Nova Aurora, Guadalupe, Pedro Pinheiro, Evaldino, Menino Jesus e Mário Couto.

As obras são realizadas pela Sedop, em parceria com a prefeitura local, através do convênio entre Estado e Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O total de investimentos chega a R$ 2.700.000,00.

“É um serviço que vai beneficiar os bairros mais antigos da cidade. Então, estamos nos esforçando muito para que ele seja adiantado e para dar retorno à população. Temos, até o momento, apenas microssistemas de água. Esse será grandioso e vai beneficiar uma boa parte dos nossos moradores”, complementou a vice-prefeita de Concórdia, Elisângela Celestino.

No local, estão sendo finalizadas as obras de ligação das residências aos hidrômetros. O sistema realizará os serviços de captação, reservação e distribuição da água à população.

Microssistema – Em Aurora do Pará, no sudeste paraense, as obras do microssistema de abastecimento de água devem ser concluídas até o final deste ano. O serviço contará com mais de 6.900 metros de rede, que ligará o sistema a 349 residências.

Livenaldo Silva, de Aurora do Pará, será um dos beneficiados pela inauguração do sistema, que deve ocorrer até o fim do anoOs trabalhos iniciaram em 2015 e seguiram paralisados nos dois anos seguintes. Atualmente, segue em ritmo acelerado, com 98% das obras concluídas. O microssistema contará com um reservatório com capacidade para 20 mil litros, além dos serviços de captação, reservação e distribuição de água aos moradores do bairro Manelândia.

O morador Livenaldo Silva será um dos beneficiados. A expectativa é que o abastecimento que, hoje, é ofertado à população, passe por melhorias após a inauguração do microssistema. “A gente espera que melhore. Queremos que este processo novo traga água de qualidade para as nossas casas”, pediu.

Ao todo, estão sendo investidos pelo Estado, a partir do convênio com a Funasa, mais de R$ 580 mil na obra.