Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VISITA MONITORADA

Mangueirão encanta estudantes de Igarapé-Açu

Por Paula Portilho (EMATER)
03/09/2019 16h02

Cinquenta alunos do 6° ano do Ensino Fundamental ao 2° ano do Ensino Médio, com idade entre 13 a 17 anos, do Centro Educacional Henrique Rocha, no município de Igarapé-Açu, nordeste paraense, visitaram o Estádio Olímpico do Pará/ EOP, o Mangueirão, em Belém, na tarde desta terça-feira (03). A visita do grupo foi possível por meio do Projeto de Extensão “Centro de Visitação” que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) com apoio da Universidade Federal do Pará (Ufpa), que tem o objetivo de proporcionar ao visitante a experiência de conhecer os locais que ficam restritos em dias de jogos.

De acordo com Abel Brito de Queiróz, coordenador educacional do estabelecimento, a maioria dos estudantes nunca havia entrado no estádio e para muitos deles também foi a primeira vez na capital paraense. “Quando acertamos que haveria a visita, eles ficaram imediatamente entusiasmados com o fato de vir ao Mangueirão e ainda conhecer o espaço além das arquibancadas, para quem já esteve aqui. Para nós, o esporte vai além da integração, eles estão encantados”, disse o educador.

A visita foi guiada por estagiários do curso de Turismo e voluntários do projeto. Os visitantes acompanharam um roteiro que segue pelas arquibancadas, vestiários, Tribuna de Honra e pelo túnel de acesso ao gramado. “Recebemos os visitantes, fazemos uma acolhida e os guiamos pelos locais do estádio nos quais em geral, não se tem acesso, e contamos a história do local e fatos importantes aqui ocorridos. As pessoas gostam de conhecer essa história que mostra a evolução do esporte no Pará”, afirma o estagiário Wallace Rodrigues.

Para Gabriel Andrade, 12, aluno do 7° ano, a sensação foi de surpresa. “É totalmente diferente de quando vemos o estádio pela TV. Aqui é tudo muito maior do que eu pensei. Quando entramos na parte de acesso ao campo e olhei para as arquibancadas, logo imaginei as torcidas festejando, é impressionante”, contou o adolescente.

A gestão do EOP/Mangueirão é de responsabilidade da Seel. O estádio foi inaugurado em 1978 e depois reinaugurado em maio de 2002. “O mangueirão é um espaço de integração social, podendo proporcionar vários tipos de experiência e é uma grande satisfação ao Estádio Olímpico receber visitas e participar deste desenvolvimento social”, ressalta Adélio Mendes, diretor do EOP.

Também acompanharam a visita os professores Jaqueline Silva, Alina Brito, Tiago Gomes, Cláudio Ximenes e a diretora escolar, Nazaré Brito.

Visitação – Para quem quiser visitar o Estádio Olímpico do Pará, os horários disponíveis são de 8h30 às 12h e das 14h às 16h30, de segunda a sexta, exceto feriado e em dias de jogos, obedecendo a uma quantidade máxima de 50 pessoas por grupo. O agendamento das visitas deve ser solicitado pelo e-mail visitamangueirao@gmail.com. Outras informações: (91) 3131-2850.