Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VISITAÇÃO

Estudantes de Ananindeua visitam o Estádio Olímpico do Pará

Por Paula Portilho (EMATER)
29/08/2019 15h29

Por meio do Projeto de Extensão “Centro de Visitação”, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) com apoio da Universidade Federal do Pará (Ufpa), 33 alunos do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Madre Celeste, em Ananindeua, participaram na manhã desta quinta-feira (29), de uma visita guiada ao Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, em Belém.

De acordo com a professora de Educação física do estabelecimento de ensino, Márcia Mafra, a ideia da visita surgiu após ver notícias sobre o projeto de visitação e da curiosidade de saber mais sobre o espaço, que é um dos pontos mais conhecidos da capital paraense. “É uma atividade extra-classe e é uma oportunidade de conhecer, também, sobre a nossa história. Temos que valorizar o que é nosso e hoje, esses jovens ficaram muito entusiasmados de participar desse momento”, contou.

Os visitantes foram guiados por estagiários do curso de Turismo e por voluntários do projeto em um roteiro que seguiu pelas arquibancadas, vestiários, Tribuna de Honra, Sala das Autoridades e pelo túnel de acesso ao gramado.

Para o estudante João Marcus Dias, 17, que frequenta o estádio como torcedor, a visão do espaço durante a visita foi diferenciada. “Já estive no Mangueirão outras vezes e agora foi uma visão diferente do que tenho quando estou na arquibancada. É um olhar sob outro ângulo. Gostei muito de participar da visita”, afirmou o jovem.

O Projeto de Visitação tem como objetivo proporcionar ao visitante a experiência de conhecer os locais que ficam restritos em dias de jogos. 

“O Mangueirão é um estádio que apresenta um belo projeto arquitetônico. Qualquer pessoa que ingresse aqui, independente do evento que irá participar, fica maravilhada por seus traços e tamanho e acaba por levar na memória e no coração essa experiência”, ressalta Adélio Mendes, diretor do EOP.

A gestão do EOP/Mangueirão é de responsabilidade da Seel. O estádio foi inaugurado em 1978 e depois reinaugurado em maio de 2002. O Mangueirão foi classificado pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace) como uma das melhores praças esportivas do Brasil.

A visita dura, em média, 50 minutos e os horários disponíveis são de 8h30 às 12h e das 14h às 16h30, de segunda a sexta, exceto feriado e em dias de jogos, obedecendo a uma quantidade máxima de 50 pessoas por grupo. O agendamento das visitas deve ser solicitado pelo e-mail visitamangueirao@gmail. Outras informações: (91) 3131-2850/ 2851.