Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇAIZAL

Belém sediará a primeira edição da Feira de negócios do Açaí

Por Ronald Sales (SECOM)
03/09/2019 15h22

Potencializar a produção do açaí e de suas subcadeias (mandioca, peixe e farinha), fomentar e estimular a produção de forma adequada, discutir sustentabilidade, mostrar para o mundo que o fruto, símbolo da Amazônia e mais especialmente do Pará, pode e deve ser um motivo para se compartilhar tecnologias, é o objetivo da realização da “Açaizal – Feria de Negócios do Açaí”, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de novembro no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. A feira é uma realização do Instituto Brasileiro do Açaí (IBRA), da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e do Governo do Pará.

Antes de ser o preferido da geração saúde, o açaí é um dos símbolos da cultura alimentar paraense. Dependendo da região do Estado, o açaí acompanha proteínas como peixe, camarão ou carne. E serve como sobremesa, misturada com açúcar e farinha de tapioca ou d’água. O Pará é o maior produtor do fruto do País. O açaizeiro representa um importante fator socioeconômico para a região amazônica. O açaí batido para o consumo imediato da população, além da polpa industrializada congelada e o corante natural denominado antocianina, é empregado nas indústrias farmacêuticas, cosméticas e alimentícias, segundo dados da Embrapa Amazônia Oriental.

"Em 2007 fizemos um evento chamado Açaizal. Com o mesmo nome, mas algo embrionário se for comparar ao que estamos desenhando para 2019. Foi criado com o intuito de balancear com os festivais isolados de açaí e de camarão que aconteciam nesta mesma época. Esses encontros não geravam renda em Igarapé-Miri após o período de safra e achamos que algo deveria ser feito. Desta vez, vamos levar a feira do Ver-o-Peso toda para o Hangar. Feirantes e boieiras (vendedoras que atuam comercializando comida na feira) estarão todos lá nessas datas, pois não resistirão ao que será oferecido no Açaizal 2019", adianta Arnaldo Silva, presidente do Instituto Brasileiro do Açaí.

O Açaizal promete unir os empreendedores do ramo do açaí de toda a Amazônia Legal e definir de vez a quem deve ser associada a produção do produto. UFPA, UFRA, EMATER e Embrapa levarão palestrantes, materiais e colaboradores para compor estandes e reuniões. Além de outras formas de contribuir para o Açaizal que estão sendo organizadas e em breve serão anunciadas.

O ponto alto da Açaizal será a realização de feiras paralelas, como a do "Conhecimento", cuja intenção é reunir empresas que apresentarão suas soluções e ideias que prometem transformar lixo em dinheiro assim como conceitos sustentáveis para agregar valor a seus produtos e contribuir com o meio ambiente. A Feira do Artesanato, que reunirá artesãos de toda a Amazônia e a Feira da Alimentação, que deve atrair consumidores em grande quantidade em virtude dos baixos preços que serão oferecidos.

SERVIÇO:

Açaizal - Feira de Negócios do Açaí
Local: Hangar Convenções & Feiras da Amazônia
Endereço: Av. Doutor Freitas, s/n - Marco, Belém - PA, 66613-902
Contatos:  (91) 9 8919-0396 |(91) 9 8568-4841 (91) 9 9353-1903 | (91) 9 8906-9721
Redes sociais:
Facebook
Instagram