Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIDADE

Perícia médica da Sead é reconhecida por servidores pelo atendimento humanizado

Por Cintia Magno (SEPLAN)
26/08/2019 12h34

Atenção, cordialidade e humanização. Tais palavras têm definido, cada vez mais, o atendimento aos usuários da Perícia Médica na Secretaria de Estado de Administração (Sead). É o que apontam os formulários da Ouvidoria, onde os servidores não têm poupado elogios ao atendimento dispensado. Em meio à rotina de prestação de serviço destinado a promover, executar e acompanhar as ações de gestão de perícia médica, a equipe de trabalho ainda encontra tempo para a solidariedade.

O constante aprimoramento, no que tange ao melhor atendimento do público que diariamente procura o setor, tem sido uma preocupação constante da Coordenadoria de Perícia Médica (COPM), vinculada à Diretoria de Gestão da Política de Saúde Ocupacional do Servidor (DSO). Com uma média de 80 atendimentos diários, divididos entre casos de Readaptação, Reversão ao Serviço Ativo, Inclusão no PAS, Isenção do Imposto de Renda, obtenção de licenças e Concessão de Pensão, o setor tem obtido bons resultados no processo de humanização do trato com as pessoas. 

Cerca de 80 pessoas são atendidas diariamente no setorSegundo o gerente de Atendimento da Perícia (GEAP), José Ronaldo Coelho Sepeda, recorrem ao setor, diariamente, servidores que apresentam algum tipo de enfermidade, seja ela física ou psicológica, e, por isso mesmo, na maioria das vezes, chegam vulneráveis e abalados emocionalmente. “É muito importante que o atendimento mantenha um olhar sempre sensível em relação aos problemas do outro. Saber ouvir, ser atencioso, na maior parte das vezes, pode solucionar conflitos e evitar situações extremas”, relata. 

Nos formulários enviados para a Ouvidoria da Sead neste ano de 2019, os registros feitos por servidores atendidos são um termômetro dos resultados alcançados. Em um deles, o usuário destaca que “é muito bom ver um órgão público comprometido com o bem-estar de seus administrados”. Em outro, “manifesto minha satisfação pela forma de atendimento humanizado pela equipe da Perícia Médica da Sead”. E um terceiro: “Quero parabenizar pela cordialidade”. Palavras de reconhecimento que coroam o trabalho de toda uma equipe. 

As informações sobre os procedimentos necessários para agendamento de avaliação médica pericial podem ser obtidas no site da Sead.