Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Projetos de regularização fundiária e cursos de qualificação chegam aos moradores de Marituba

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
23/08/2019 11h42

A regularização fundiária de imóveis e cursos de qualificação profissional integram a grade de ações de políticas públicas oferecidas pelo Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), em Marituba, a partir desta quinta-feira (22), quando o eixo social do programa chegou ao Território Nova União/São Francisco, onde foram iniciados projetos e atividades de 17 órgãos do Governo do Pará, na escola Dom Calábria.

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) é quem coordena a implantação dos projetos “Meu Endereço: lugar de paz e segurança social”, voltado à regularização fundiária de imóveis e o “Curso de Formação Inicial e Continuada para Jovens e Adultos”, que oferece qualificação em “Atendente de Farmácia”. Os projetos foram apresentados à comunidade e foi dado início ao processo de orientação e inscrições.

Viver bem e em paz - Myrian Cardoso, coordenadora do “Meu Endereço”, projeto realizado em parceria coma Universidade Federal do Pará (UFPA), explicou como funciona o projeto, incentivando a boa relação entre vizinhos. “É importante conversar, dialogar, respeitar o espaço do outro quando for construir ou reformar o imóvel, observando os limites dos terrenos para viver bem e em paz”, orientou Myrian.

No primeiro contato com os moradores foram inscritas 105 pessoas interessadas em ter a orientação técnica do projeto. Nos dias 29/08 e 05/09, os moradores interessados voltarão à escola para fazer o cadastro no “Meu Endereço”, levando a documentação necessária. A partir desse cadastro, será feita uma análise e seleção das famílias que terão acompanhamento no processo de regularização fundiária. A equipe deixou claro para os interessados que o projeto não entrega títulos de posse, mas disponibiliza todo o suporte técnico para conseguir os documentos prévios necessários para a regularização dos imóveis.

Qualificação profissional – Karoline Cordeiro, gerente da Coordenadoria de Formação Inicial e Continuada da Sectet, foi quem fez a acolhida dos jovens interessados em concorrer a uma vaga no curso “Atendente de Farmácia”. “Podem se inscrever pessoas a partir de 18 anos de idade, com ensino fundamental completo e disponibilidade de tempo para assistir às aulas pela manhã por cerca de dois meses”, informou Karoline frisando a obrigatoriedade de no mínimo 75% de frequência como um dos requisitos para obter a certificação. No primeiro dia houve a inscrição de 35 pessoas para concorrer às 25 vagas do curso. As inscrições vão até o dia 26/08. Em seguida será feita uma análise das fichas de inscrição dos candidatos para a seleção dos que farão o curso, que é ministrado por profissionais do Senac. As aulas terão início no dia 23 de setembro.